Os furtos e roubos de veículos no Rio Grande do Sul tiveram queda de 65% desde que a Lei dos Desmanches entrou em vigor, há oito anos. Os dados são do Governo do Estado.
A Lei dos Desmanches consiste na permissão apenas de empresas registradas pelo Detran/RS para atuarem com desmanches de veículos, venda de peças usadas e reciclagem de sucatas no Estado. Desta forma, uma série de regramentos foram estipulados, vinculando às exigências aspectos ambientais e de segurança no trânsito. O número de empresas credenciadas passou de 296, em 2015, para 429, em 2022.
Outro mecanismo importante da lei é o reforço e a constância da fiscalização dos estabelecimentos ainda irregulares. Até o momento, foram realizadas 120 operações em 63 municípios, resultando na interdição de 162 desmanches, na prisão em flagrante de 90 pessoas e na aplicação de multas que chegam a R$ 1,4 milhão.
Em 2015, primeiro ano de Lei dos Desmanches, o número de furtos e roubos de veículos no Rio Grande do Sul foi de 38.554. Em 2022, a marca atingida foi de 13.497. A redução maior, em 75%, se deu entre os roubos, crimes considerados mais graves por envolver violência contra a vítima. Já os furtos, quando o automóvel é levado na ausência do proprietário, a diminuição da incidência foi de 55% no mesmo período.