Pelo menos 27 pessoas morreram no porto de Acapulco após a passagem do Otis, que atingiu o Pacífico mexicano como furacão 5, a categoria mais alta na escala Saffir-Simpson, informou o governo mexicano.
“Infelizmente, foi recebido o relatório dos governos estadual e municipal de 27 pessoas mortas e quatro desaparecidas”, disse a secretária de Segurança, Rosa Icela Rodríguez, durante a coletiva de imprensa presidencial.
Os ventos atingiram velocidade de 270 km/h na terça-feira (24), que provocaram inundações e deslizamentos, deixou a cidade turística de Acapulco sem comunicação. Além disso, a população, estimada em quase 1 milhão de habitantes, sofre com saques e residentes sem eletricidade.
Furacão de categoria 5
Antes de Otis, não havia registro de um furacão de categoria 5 no Pacífico Leste, segundo o banco de dados da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional. O mais forte havia sido o furacão Patricia em 2015, que atingiu o solo como um furacão de categoria 4 com ventos de 240 km/h.
O furacão Paulina, em 9 de outubro de 1997, tocou o solo como um furacão de categoria 4, deixando mais de 200 mortos, é considerado um dos mais letais da história do México.
Fonte: Correio do Povo