O turismo é um dos pontos fortes da Serra Gaúcha devido aos diversos destinos que englobam os vinhos, a uva e as festas típicas da região. Para dar mais destaque a esse setor na região, a Secretaria do Turismo de Caxias do Sul promoveu na tarde desta quarta-feira (08) uma palestra com o fundador da CVC e membro do Conselho Nacional do Turismo, Guilherme de Jesus Paulus, nas dependências da Valduga Lacave e reuniu público em torno de 100 pessoas, a maioria empreendedores do trade turístico.
Paulus projetou que os anos de 2023, 2024 e 2025 serão espetaculares para o turismo nacional, que já se encontra em franca recuperação após o fim das medidas restritivas decorrentes da pandemia da covid-19. O empresário, que abriu o capital da empresa no ano passado, resultando em compra por um fundo norte-americano, detalhou na palestra o processo de retomada do turismo e as estratégias que precisam ser adotadas para que a atividade volte a ser uma grande geradora de empregos, receita e impostos.
Guilherme aponta que a Serra Gaúcha já possui exuberantes linhas de turismo, mas que precisa ser reforçada para atrair mais turistas e visitantes.
“A região da Serra Gaúcha tem por tradição o marketing fortíssimo de Gramado, Canela, e isso realmente transforma toda a região. Mas a região da uva e do vinho, em Caxias do Sul, juntamente com Bento Gonçalves e Garibaldi, realmente ganham um destaque. E Caxias do Sul mais ainda pois tem o aeroporto, o que precisa mesmo é incrementar mais os voos aqui para a cidade para que as pessoas se hospedem aqui, conheçam as vinícolas e façam o turismo durante os finais de semana e na semana também”.
O empresário também destaca a importância das agências de viagens para o setor do turismo, o qual ele aponta ser uma aproximação entre o turista e a região. “O agente de viagem é o que define a venda quando o turista procura alguma coisa voltada para a região do Rio Grande do Sul. E a determinação vai do agente de viagem com o trabalho de aproximação de Caxias do Sul com os agentes de viagens, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, os grandes centros de emissão de turistas, é essa aproximação”.
O secretário do Turismo, Ricardo Daneluz, destacou a motivação pelo primeiro evento organizado sob sua gestão ter atingido repercussão positiva. Assegurou que, seguindo orientações do prefeito, atuará na busca de soluções por meio da ação coletiva, reunindo o setor público, o trade turístico, as entidades e a academia. Anunciou que um dos próximos encaminhamentos será a realização de um seminário para discussão de projetos e ações, além do fortalecimento da ideia da integração regional.