Ocorreu na noite desta quinta-feira (23) a eleição para o Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs). O representante da Mitra Diocesana, padre Eleandro Teles, apresentou a candidatura do bispo dom José Gislon. O bispo da Diocese de Caxias do Sul foi eleito por aclamação, sendo essa a primeira vez que um representante da Mitra assume a presidência da Fucs. José Quadros dos Santos, atual presidente da entidade, não concorreu à reeleição.
Gislon não esteve presente na eleição por que participa nesta semana do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. O novo presidente deve iniciar na próxima semana as reuniões de transição, sendo que, o mandato é de três anos, e a posse deve ocorrer no mês de maio.
A Fundação tem como mantidas a Universidade de Caxias do Sul (UCS), o Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (CETEC); as Rádios Educativas UCSfm e o Hospital Geral de Caxias do Sul (HGCS).
Disputa pela vice-presidência
Já a eleição para vice-presidente teve disputa entre Cláudio Pessôa de Oliveira e Jaime Marchet, representantes do Município de Caxias e da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC), respectivamente. Pessôa venceu por maioria, com os votos decisivos da vice-prefeita Paula Ioris (PSDB) e do advogado Adir Rech, representantes do Governo do Estado.
Atuação da Fundação Universidade de Caxias do Sul
A Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Pessoa Jurídica de Direito Privado, foi constituída em outubro de 1973, em substituição à Associação Universidade de Caxias do Sul, criada em 1966 pelos idealizadores da Universidade de Caxias do Sul.
Atualmente, a FUCS é administrada pelo seu Conselho Diretor, dos quais participam representantes do Município de Caxias do Sul, da Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Mitra Diocesana de Caxias do Sul, da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos e da Universidade de Caxias do Sul e auxiliado pelo Conselho Curador.
A Fundação tem como mantidas a Universidade de Caxias do Sul (UCS), uma universidade comunitária; o Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (CETEC); as Rádios Educativas UCSfm e o Hospital Geral de Caxias do Sul (HGCS).
A FUCS é uma entidade beneficente de assistência social, comunitária e filantrópica, que procura manter-se em permanente diálogo com a sociedade regional. Através de suas mantidas, busca os interesses da coletividade e o resultado do seu trabalho é totalmente reinvestido na qualificação da sua ação e no aprimoramento dos serviços oferecidos à comunidade.
Através de seus Conselhos, a FUCS busca a sustentabilidade econômica, ambiental e social. A atuação da Presidência, junto aos Conselhos, busca o atendimento dos anseios de seus públicos (internos e externos).
As reuniões dos Conselhos Diretor e Curador são mensais e o Conselho Diretor, em seus encontros, avalia as performances da gestão econômica e financeira das mantidas, analisa pontualmente os indicadores, o cumprimento do orçamento e determina a visão da gestão estratégica geral da Instituição. Já, o Conselho Curador, avalia a pauta da auditoria interna e externa e fiscaliza os números contábeis, interagindo com o Conselho Diretor.
A Fucs é formada por representantes do Município de Caxias, da CIC, do Governo do Estado, da Mitra Diocesana, da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos e da UCS. A Fundação tem como mantidas a UCS, o Centro Tecnológico UCS (Cetec); as rádios UCSfm e o Hospital Geral.