Caxias do Sul

Fundação Universidade de Caxias do Sul elege Dom José Gislon como novo presidente

Bispo da Diocese de Caxias do Sul foi eleito por aclamação

Fundação Universidade de Caxias do Sul elege Dom José Gislon como novo presidente


Ocorreu na noite desta quinta-feira (23) a eleição para o Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs). O representante da Mitra Diocesana, padre Eleandro Teles, apresentou a candidatura do bispo dom José Gislon. O bispo da Diocese de Caxias do Sul foi eleito por aclamação, sendo essa a primeira vez que um representante da Mitra assume a presidência da Fucs. José Quadros dos Santos,  atual presidente da entidade, não concorreu à reeleição.

Gislon não esteve presente na eleição por que participa nesta semana do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.  O novo presidente deve iniciar na próxima semana as reuniões de transição, sendo que, o mandato é de três anos, e a posse deve ocorrer no mês de maio.

A Fundação tem como mantidas a Universidade de Caxias do Sul (UCS), o Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (CETEC); as Rádios Educativas UCSfm e o Hospital Geral de Caxias do Sul (HGCS).

Disputa pela vice-presidência

Já a eleição para vice-presidente teve disputa entre Cláudio Pessôa de Oliveira e Jaime Marchet, representantes do Município de Caxias e da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC), respectivamente. Pessôa venceu por maioria, com os votos decisivos da vice-prefeita Paula Ioris (PSDB) e do advogado Adir Rech, representantes do Governo do Estado.

Atuação da Fundação Universidade de Caxias do Sul

A Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Pessoa Jurídica de Direito Privado, foi constituída em outubro de 1973, em substituição à Associação Universidade de Caxias do Sul, criada em 1966 pelos idealizadores da Universidade de Caxias do Sul.

Atualmente, a FUCS é administrada pelo seu Conselho Diretor, dos quais participam representantes do Município de Caxias do Sul, da Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Mitra Diocesana de Caxias do Sul, da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos e da Universidade de Caxias do Sul e auxiliado pelo Conselho Curador.

A Fundação tem como mantidas a Universidade de Caxias do Sul (UCS), uma universidade comunitária; o Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (CETEC); as Rádios Educativas UCSfm e o Hospital Geral de Caxias do Sul (HGCS).

A FUCS é uma entidade beneficente de assistência social, comunitária e filantrópica, que procura manter-se em permanente diálogo com a sociedade regional. Através de suas mantidas, busca os interesses da coletividade e o resultado do seu trabalho é totalmente reinvestido na qualificação da sua ação e no aprimoramento dos serviços oferecidos à comunidade.

Através de seus Conselhos, a FUCS busca a sustentabilidade econômica, ambiental e social. A atuação da Presidência, junto aos Conselhos, busca o atendimento dos anseios de seus públicos (internos e externos).

As reuniões dos Conselhos Diretor e Curador são mensais e o Conselho Diretor, em seus encontros, avalia as performances da gestão econômica e financeira das mantidas, analisa pontualmente os indicadores, o cumprimento do orçamento e determina a visão da gestão estratégica geral da Instituição. Já, o Conselho Curador, avalia a pauta da auditoria interna e externa e fiscaliza os números contábeis, interagindo com o Conselho Diretor.

A Fucs é formada por representantes do Município de Caxias, da CIC, do Governo do Estado, da Mitra Diocesana, da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos e da UCS. A Fundação tem como mantidas a UCS, o Centro Tecnológico UCS (Cetec); as rádios UCSfm e o Hospital Geral.