Comportamento

Fundação Proamb apresenta projeto inovador em Nova Santa Rita

Fundação Proamb apresenta projeto inovador em Nova Santa Rita

 

Um sistema inovador para produção de combustível derivado de resíduos é a novidade que a Fundação Proamb vai apresentar na próxima terça-feira, 4 em sua base de Nova Santa Rita. Trata-se do projeto de modernização da planta de coprocessamento que a transforma numa das mais atuais da América Latina.

Na avaliação dos gestores da Proamb, o avanço permite que o Rio Grande do Sul tenha um forte diferencial competitivo que o coloca em posição de referência no que diz respeito às mais atuais práticas e tecnologias para gestão ambiental: a planta de coprocessamento está entre as mais modernas e produtivas da América Latina. O sistema inovador para produção de combustível derivado de resíduos (CDR) de alto rendimento, destinado ao mercado de grandes consumidores de energia, é um projeto pioneiro da da entidade que tem sede em Bento Gonçalves, com mais de 25 anos de expertise no segmento de soluções ambientais.

A planta, modernizada, opera na cidade de Nova Santa Rita e é reconhecida como modelo na área de aproveitamento energético de resíduos. Seu sistema é composto por três trituradores que processam resíduo industrial e um separador pneumático que segrega impurezas, melhorando a qualidade e o desempenho do produto resultante. Sua capacidade produtiva é de 4.000 toneladas/ mês. Essa tecnologia está alocada em uma área de mais de 4,3 mil m2 construídos, incluindo três pavilhões industriais que atendem às mais rigorosas normas de segurança em sua instalação. Outro diferencial relevante que esse sistema inovador proporciona à unidade é o ganho de qualidade no material produzido, somando à otimização do sistema de logística interna e externa para recebimento e escoamento dos materiais.

A entrega do projeto de inovação e modernização da unidade de coprocessamento ocorre no dia 04 de julho, em Nova Santa Rita (RS), reunindo autoridades politicas, gestores ambientais e lideranças empresariais de todo o Estado. As atividades iniciam às 9h30, com a solenidade oficial de apresentação, seguida de visita técnica para conhecer o funcionamento do sistema.