Os funcionários da Visate, empresa responsável pelo transporte público coletivo de Caxias do Sul, decidiram no final da madrugada desta terça-feira (8) pela paralisação das atividades devido ao atraso do pagamento dos salários. Com a adesão, nenhum ônibus saiu das garagens da empresa no bairro São Caetano, deixando assim a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul sem transporte público.
A empresa afirma que o atraso do repasse do recurso federal para o subsídio de gratuidades de idosos provocou a situação delicada nas finanças da empresa. A empresa enfrenta problemas financeiros desde ano passado, e o repasse dos recursos federais anunciados no mês passado, seria uma das soluções em curto prazo para amenizar a crise financeira da Visate.
Subsídio Federal
A verba no valor de R$ 6.345.979,26 oriunda do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), resultado da adesão da prefeitura caxiense ao programa do Governo Federal já deveria ter sido repassada para a Visate. Conforme o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Tacimer da Silva, tal situação ainda não ocorreu por problemas burocráticos do município, e como consequência a empresa não teve fluxo de caixa para quitar os vencimentos dos colaboradores.
“O valor das gratuidades ainda não foi repassado para a empresa. A Visate já tem um déficit de R$ 3 milhões mensais, e sem essa verba eles não tem dinheiro para pagar diesel, não tem dinheiro para pagar o salário do trabalhador, não tem dinheiro para pagar décimo, então tá um caos. Por isso foi decidido na manhã de hoje pela paralisação de forma temporária” conta Tacimer.
Ainda conforme Tacimer, a prefeitura ficou de repassar o valor devido até o meio-dia desta terça (8), e os salários devem ser depositados na conta dos trabalhadores no período da tarde.
Posição da prefeitura
A reportagem do Portal Leouve entrou em contato com a prefeitura de Caxias do Sul, que confirmou que ocorreu uma reunião na segunda-feira (7), através da assessoria, mas não entrou em detalhes afirmando que foi apenas uma reunião técnica entre as partes. Confira a nota da assessoria:
“A prefeitura esteve em reunião na tarde desta segunda-feira, sobre aquele valor de repasse dos 6 milhões, que vem do governo federal para as passagens dos idosos. Trataram sobre o repasse e a forma de prestação de contas. Foi uma reunião mais técnica, fechada, com Procuradoria Geral do Município, gestão e finanças”, diz.