Comportamento

Funcionários da UPA Central são ameaçados de demissão caso realizassem protesto em Caxias do Sul

Foto:  Cristiane Barcelos / SMS
Foto: Cristiane Barcelos / SMS

Na manhã desta sexta-feira (21), uma pessoa funcionária da Upa Central de Caxias do Sul, a qual não terá seu nome divulgado, entrou em contato com a equipe do Portal Leouve. Ela informou que haveria, durante a manhã, uma paralisação de todos os servidores em frente a unidade, como forma de protesto.

A pessoa esclarece as reivindicações dos funcionários.

“As principais reivindicações hoje dos funcionários da UPA Central são que há muita demanda de usuários, a procura do SUS e poucos funcionários para atendimento, devido a afastamentos do Covid-19. Tem muitos funcionários sendo afastados por covid e não está tendo reposição. Então, acaba sobrecarregando os demais funcionários que estão em atendimento na UPA Central. Hoje são em torno de 2 ou 3 funcionários em cada sala, tendo que vim funcionários fazer horas extras, sobrecarregando ainda mais os funcionários que tem mais plantões para fazer depois.”

Porém, durante a organização interna da paralisação, os organizadores foram informados pela coordenação da Upa Central, que caso houvesse a manifestação, eles sofreriam represálias.

“A nossa ideia era reivindicar junto a prefeitura, a Secretaria de Saúde, melhores condições de trabalho e mais valorização da nossa classe, de toda a equipe de saúde que está dentro da UPA Central. Tanto médicos como enfermeiros, técnicos, higienização, laboratórios tá muito sobrecarregado. No momento, nós recebemos orientações, da coordenação da Upa Central, de não realizar a paralisação pra não ocorrer impasses com a prefeitura, com a secretaria da saúde e com a instituição que administra a Upa Central, que isso pode acarretar numa demissão de funcionários.”

O/a funcionário/a ressalta que não há esperança de mudanças do quadro atual da Saúde de Caxias do Sul.

“A princípio não temos esperanças de mudanças nenhuma, o fato vem acontecendo vem aumentando cada dia que passa, funcionários sendo esgotados, tendo afastamentos com atestados médicos, enfim está se tornando uma bola de neve.”

A Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul foi consultada e enviará uma nota sobre o assunto. Em breve a reportagem será atualizada com o esclarecimento deles.