Geral

Frente Nacional pede que prefeitos sejam ouvidos em ação do STF sobre moradores de rua

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) entrou com um pedido de “amicus curiae” no STF (Supremo Tribunal Federal) visando contribuir com as decisões para a população em situação de rua. No domingo (20), o STF formou maioria para proibir a remoção forçada de pessoas das ruas e o recolhimento de bens e pertences. O julgamento segue até esta segunda-feira (21).

O “amicus curiae”, também conhecido como “amigo da Corte”, é uma forma de intervenção legal onde a instituição — no caso, a FNP — pode participar de um debate judicial para resolver um conflito. Ou seja: o “amigo da corte” funciona com uma entidade vindo de fora do processo para contribuir com mais informações. O objetivo dos prefeitos, portanto, é fornecer informações e argumentar sobre a decisão, que também estipula um prazo de 120 dias para a apresentação de ações — na esfera municipal, estadual e federal — em prol dos moradores em situação de rua.

No início do mês, a FNP foi até Brasília para discutir o assunto com o ministro Alexandre de Moraes. Depois da reunião, a decisão de entrar com o pedido de amicus curiae foi tomada. A justificativa é que as demandas e necessidades das cidades devem ser consideradas para que o plano de ação e monitoramento seja construído federativamente.

São Paulo

Sobre a maioria formada pelo STF contra a remoção forçada, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), disse que a capital paulista “já atende tudo o que está na decisão”. Segundo ele, a cidade oferece a ida para serviços de abrigo e acolhimento e “pede pelo desmonte das barracas durante o dia”. “Só em último caso é feita [a retirada das barracas] para garantir o direito das pessoas de usar os espaços públicos, e aí é fornecido um lacre para retirada no depósito”, disse. “Nossa política pública é de acolher e não deixar as pessoas nas ruas.”

Fonte: Jovem Pan

Alice Corrêa and Redação Leouve

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Como limpar panos de prato encardidos usando só vinagre e água quente

Eles estão ali todos os dias, secando louça, limpando respingos, cobrindo massas e auxiliando na…

4 minutos ago

3 passos para fazer a dracena crescer mais rápido e com menos folhas secas

A dracena é o tipo de planta que parece sempre elegante, mesmo sem esforço. Com…

7 minutos ago

Costela-de-adão com folhas amareladas? Veja 4 causas comuns e soluções

Ela é exótica, elegante e virou estrela de interiores e jardins tropicais. Mas basta uma…

11 minutos ago

Assembleia aprova contratação emergencial de peritos para o IGP e tenta frear colapso em regiões do RS

Falta de profissionais no Instituto-Geral de Perícias motivou aprovação de dois projetos do Executivo; plenário…

38 minutos ago

Condenado por tráfico é preso em operação policial em Bento Gonçalves

A captura refere-se ao cumprimento de pena de nove anos, nove meses e 16 dias…

1 hora ago

Moradores do bairro Primeiro de Maio, em Farroupilha, solicitam policiamento fixo nas escolas

Prefeito de Farroupilha já entregou um ofício solicitando ao Governo do Estado um aumento no…

2 horas ago

This website uses cookies.