Serviços

Frente fria traz chuva e risco de temporal após onda de calor no RS

Feriado foi de muito calor na véspera da chegada de uma frente fria vinda da Argentina e que chegou a trazer neve no país vizinho hoje cedo

Frente fria traz chuva e risco de temporal após onda de calor no RS

Uma frente fria vai mudar o tempo no Rio Grande do Sul entre esta terça e a quarta-feira após um feriado em que o sol predominou no Estado com forte calor durante o período da tarde. As máximas chegaram a 30ºC em grande parte do território gaúcho, exceção da faixa litorânea e parte da Serra e dos Aparados da Serra.

As máximas alcançaram hoje à tarde 37,2ºC em Porto Xavier, 36,5ºC em Santa Rosa, 36,1ºC em Teutônia, 35,9ºC em Quaraí, 35,7ºC em Santa Maria e Vila Nova do Sul, 35,5ºC em Uruguaiana e São Vicente do Sul, 35,4ºC em Alegrete e Feliz, 35,3ºC em Livramento e 35,0ºC em São Gabriel. Na Grande Porto Alegre, Campo Bom foi a 33,7ºC.

A frente fria, que hoje foi responsável por uma nevada na Patagônia, ingressa no Rio Grande do Sul ainda no começo desta terça pelo Oeste e o Sul com chuva e risco de temporais isolados. Nas demais regiões, o sol aparece com nuvens por algumas horas antes da chegada da frente.

Com o avanço do sistema frontal pelo território gaúcho, a nebulosidade aumenta e da tarde para a noite a chuva alcança praticamente todo o Estado. Isoladamente, a instabilidade pode vir com chuva forte e risco de tempestade de vento ou granizo, mas não em um grande número de localidades. A instabilidade não dever se organizada o suficiente para gerar uma situação de tempo severo mais ampla e qualquer ocorrência deve ser localizada.

O sistema frontal permanece sobre o Estado na quarta, trazendo muitas nuvens. Chove e garoa ainda na quarta-feira na maioria das regiões gaúchas, mas a nebulosidade começa a entrar em diminuição e o tempo firma no decorrer do dia pelo Oeste e o Sul com o avanço de uma massa de ar seco e frio.

Com informações da Metsul Metereologia