Política

Frente fria ingressa com alto risco de vendavais no Rio Grande do Sul

Frente fria ingressa ainda hoje no Rio Grande do Sul e deve provocar vento forte ao avançar pelo Sul do Brasil até amanhã

Frente fria ingressa com alto risco de vendavais no Rio Grande do Sul
(Foto: Reprodução)

A MetSul Meteorologia alerta que uma frente fria vai avançar pelo Rio Grande do Sul entre a noite desta segunda-feira (11), e o começo da terça-feira (12), com chuva e risco de temporais. Há preocupação com a possibilidade de granizo e de vendavais isolados acompanhando temporais que localmente podem ser fortes a severos. A mudança do tempo vai ocorrer depois de uma segunda-feira com calor à tarde e sob ar quente, agravando o risco de tempo severo.

A máxima atividade frontal vai ocorrer no Rio Grande do Sul, no Meio-Oeste e no Oeste de Santa Catarina e no Sudoeste do Paraná. Como se observa, a tendência é o sistema enfraquecer ao se deslocar de Oeste para Leste pelos territórios catarinense e paranaense, praticamente perdendo atividade até alcançar São Paulo.

É alto o risco de temporais na passagem da frente fria com possibilidade tanto de vento forte como de granizo isolado, mas a maior preocupação é a ocorrência de vendavais. O sistema vai avançar velozmente e a troca de massas de ar, de quente para fria, será muito rápida, condições que favorecem vendavais.

Os vendavais, de forma isolada, podem ser fortes a intensos com potencial de danos. Como são eventos localizados, não é possível dizer exatamente quais cidades serão castigadas com mais força pelo vento, mas todas as regiões gaúchas têm risco de rajadas de vento na passagem da frente assim como Santa Catarina e o Sudoeste do Paraná. Há dados indicando vento muito forte, por exemplo, no Planalto Sul Catarinense com rajadas acima de 100 km/h e que no alto do Morro da Igreja e outros picos da região podem ser excepcionalmente fortes.

Ante o posicionamento da corrente de jato em baixos níveis no final do dia e nas primeiras horas da terça, o risco de vendavais isolados fortes será maior na Metade Norte gaúcha, em Santa Catarina e no Sudoeste do Paraná. Com o padrão divergente de vento (cisalhamento), mesmo o risco de atividade tornádica não pode ser descartado.

O ar frio que acompanha a frente traz acentuado declínio da temperatura nesta terça-feira (12). Depois do calor da tarde desta segunda, o dia já começa frio em diversas cidades gaúchas, mas as mínimas ocorrem à noite, no final do período, na grande maioria dos municípios.

Fonte: MetSul Meteorologia