Previsão do Tempo

Frente fria começa a aliviar o calor no Estado

Foto: Mauro Teixeira
Foto: Mauro Teixeira

O calorão dos últimos dias tem impressionado e muito quem mora no Sul do país. De acordo com medição da estação oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), fez 37,1°C na terça-feira, 29, em Porto Alegre, um grau a mais do que foi registrado no dia anterior. No início da semana, as temperaturas ficaram entre 6,6°C e 5,6°C acima da média climatológica para janeiro na capital gaúcha, que é de 30,5°C.

Foto: Mauro Teixeira

Já pela estação automática do Inmet, a sensação térmica chegou aos 42,8°C, quando fazia 36,6°C às 15h, com uma velocidade do vento de 10,8 km/h e umidade do ar de 46% na cidade. Mesmo alta, a temperatura não ultrapassou a sensação térmica de 43,6°C às 13h30 na capital do Rio de Janeiro.

Na Serra Gaúcha as temperaturas também foram altas nos últimos dias. A máxima chegou a 32 graus na tarde desta quinta feira (31), e a sensação térmica chegou passou dos 35 graus em algumas regiões.

Próximos dias
Mas este calor já está com os dias contados no Sul. Até esta sexta-feira, 1º, as temperaturas ficam bastante elevadas em toda a região Sul, com máximas entre 32°C e 35°C. A partir do sábado, 2, a passagem de uma frente fria diminuirá a temperatura no Rio Grande do Sul. Nos dias seguintes, o declínio será sentido também em Santa Catarina e Paraná. Entre o sábado e o domingo, 3, a máxima para áreas do Estado variam entre 24, 27°C.

Além da queda da temperatura máxima, o frio da madrugada também aumentará no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com termômetros próximos dos 15°C no início da próxima semana.

Previsão para fevereiro
No decorrer de fevereiro, com o término do atual bloqueio atmosférico, a temperatura permanecerá mais elevada que o normal, mas os desvios serão mais modestos e o calor alternará com períodos de queda de temperatura.

Fonte: Folha do Noroeste