Segundo o governo chinês, uma amostra de asa de frango congelada importada do Brasil para Shenzhen, na China, testou positivo para o coronavírus. A informação foi divulgada pelo governo da cidade, nesta quinta-feira (13).
A descoberta foi feita na quarta-feira (12), após uma amostra da superfície ser retirada do lote e testada por centros locais de controle de doenças.
Todos os funcionários que entraram em contato com o produto contaminado estão sendo rastreados e testados pelas autoridades de saúde de Shenzhen. Também estão sendo realizadas testagens em outros alimentos que estavam armazenados próximo ao lote infectado. Até o momento, todos os resultados foram negativos.
A Sede de Prevenção e Controle de Epidemias de Shenzhen emitiu um alerta para que o povo permaneça cauteloso quando se trata de carne e frutos do mar importados, tomando precauções para reduzir os riscos de contaminação.
O governo chinês informou, também na quarta-feira, que o coronavírus foi encontrado em uma embalagem de camarões importados do Equador. Diversas cidades chinesas relataram casos de frutos do mar contaminados nos últimos meses.
Desde o mês de junho, quando um novo surto de covid-19 em Pequim foi associado ao mercado de frutos do mar da cidade, o governo vem rastreando todos os contêineres de carnes e frutos do mar que chegam aos principais portos do país.