Caxias do Sul

Caxias resiste às fortes chuvas no mês sem alagamentos graves

Caxias resiste às fortes chuvas no mês sem alagamentos graves

As fortes chuvas que ocorreram durante o mês de outubro não registram grandes ocorrências de alagamentos em Caxias do Sul. A informação é da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp), que atribuiu o progresso aos trabalhos preventivos executados pela pasta ao longo do ano, como a implantação de mais de 12 quilômetros de tubulações novas, remoção de pedras, terra, areia e lixo de micros e macrodrenagens e a limpeza e reparo das mais de 3,5 mil bocas de lobo da cidade.

Um dos exemplos de melhorias foi realizado na avenida Doutor Mário Lopes, no Fátima Baixa, onde os alagamentos eram frequentes. Após a prefeitura implementar bocas de lobo, travessias e construir um muro de contenção, a via não registrou mais alagamentos.

Trabalho da Smosp evitou alagamentos nos loteamentos regularizados da cidade em dias de chuva (Foto: Gilberto Michelin, especial)
A Smosp também efetuou a limpeza e execução de adequações nos tanques de contenção, localizados na Avenida Doutor Mario Lopes e na rua Rissieri Picolli. As melhorias foram feitas para garantir que, com as fortes chuvas, os tanques de detenção estejam em sua capacidade máxima.
No interior, as subprefeituras instalaram quatro quilômetros de redes de drenagem, utilizadas em travessias e bueiros. Também realizaram um patrolamento e cascalhamento de mais de seis mil quilômetros de estradas.
* com informações da assessoria de imprensa da Smosp