Comportamento

Fórmula 1 volta a correr na Austrália neste final de semana

Pista passou por algumas mudanças buscando oferecer mais disputas

Formula1.com
Formula1.com


Será disputado neste domingo (10), o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 no circuito de rua de Albert Park. A corrida está marcada para começar às 02 horas da madrugada pelo horário de Brasília.

O circuito já recebe o campeonato desde 1996 mas neste ano a tradicional pista passou por algumas mudanças. Sofreram alterações as curvas 1, 3, 6, 9/10, 11 e 13, além do Pitlane que ficou maior. Um recapeamento geral também foi aplicado, tendo em vista que o asfalto permanecia o mesmo desde a primeira disputa no local.

Acontece que o traçado da pista de Melbourne é uma estrada comum durante o resto do ano quando não tem competição, por isso as mudanças no traçado tardaram tanto, mas elas vieram. Com essas alterações espera-se que o novo layout favoreça as ultrapassagens. Também serão possíveis quatro zonas de ativação do DRS, que é quando um piloto que está a menos de um segundo do piloto da frente tem a possibilidade de abrir a asa para tentar uma ultrapassagem.

Vindo de uma vitória na última corrida o atual campeão Max Verstappen busca o primeiro triunfo na pista australiana embora a Ferrari, que já venceu oito vezes nesta pista e tem os dois pilotos nas duas primeiras posições no campeonato, quer evitar uma vitória do time austríaco, o que elevaria a moral pelos lados de Maranello.

Mais do que todas as equipes, quem quer mostrar um bom ritmo na corrida deste domingo é a Mercedes. A atual octacampeã mundial de construtores não apresentou bom ritmo nas duas primeiras etapas do mundial 2022 ficando muito longe de brigar de fato pela vitória.

O treino classificatório está marcado para acontecer às 3h da madrugada de sexta para sábado e a corrida para começar às 2h da madrugada de sábado para domingo.