Para combater a onda de violência em Caxias do Sul, as forças policiais deflagraram a Operação Cratos II nesta terça-feira (7). O maior município da Serra contabiliza 14 assassinatos nestes primeiros 38 dias de 2023. O último homicídio aconteceu na noite de segunda-feira (6), quando Wagner Antônio de Almeida, 26 anos, foi baleado no bairro Vila Ipê.
Na mitologia grega, Cratos é a personificação da força e do poder. Esta é a intenção da operação, demonstrar a força das polícias em resposta ao crime organizado que tem atormentado a cidade. Por isso, a Operação Cratos II reúne Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe, Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito.
A estratégia é focada nos locais onde ocorrem os crimes mais violentos, conforme mapeamento pelo setor de inteligência. Com a maior presença de policiais nas ruas, a intenção é promover a segurança para toda a comunidade caxiense.
A primeira ação da Operação Cratos aconteceu no dia 17 de janeiro. Esta nova etapa iniciou com prisões. A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) prendeu um casal em flagrante de tráfico de drogas no bairro Mariland. Os suspeitos, que possuem extensa ficha criminal por furtos e tráfico de drogas, estavam com cerca de 50 porções de cocaína.
Segundo a Polícia Civil, o homem também possuía um mandado de prisão preventiva contra si. A identidade dos presos não foi divulgada.
A Delegacia de Homicídios também cumpriu uma prisão nesta tarde. Trata-se de um homem de 36 anos que era procurado pelo crime de roubo qualificado, conforme mandado expedido pela 3ª Vara Criminal de Caxias do Sul.
Chama a atenção o “currículo” deste preso. Segundo a Polícia Civil, ele possui 18 antecedentes por roubo qualificado, além de passagens por tentativa de homicídio, receptação, porte e posse ilegal de arma de fogo. Após o registro na delegacia, o foragido foi encaminhado para o sistema penitenciário.
A mobilização policial prossegue na noite desta terça-feira, com patrulhamento e barreiras policiais em diversos pontos de Caxias do Sul.
Fotos: Soldado Cláudia/Brigada Militar