Segurança

Força-tarefa deflagra ações contra exploração sexual infanto-juvenil em Garibaldi

Oito outras cidades também foram alvo da operação

Força-tarefa deflagra ações contra exploração sexual infanto-juvenil em Garibaldi

O combate à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes levou às ruas de Garibaldi e de mais oito cidades gaúchas, na tarde desta quinta-feira (27), uma força-tarefa integrada de instituições da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da União, com apoio do Ministério Público Estadual e do Poder Judiciário. Ainda houve ações em Porto Alegre, Marau, Passo Fundo, Candelária, Caxias do Sul, Tapes, Sertão Santana e Eldorado do Sul.

O objetivo foi a fiscalização preventiva e repressiva em locais onde havia suspeita de prática de abuso de menores em áreas urbanas, além de pontos às margens de rodovias estaduais e federais identificados como de risco potencial pela PRF e pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM). A ofensiva dá continuidade à intensificação de apurações e cumprimento de medidas judiciais promovida desde março deste ano pelas forças de Segurança do Rio Grande do Sul.

Parte dos alvos da força-tarefa foi apontada em denúncias encaminhadas pelo Disque-Denúncia 181 e pelo Denúncia Digital 181, no site da SSP. Dados do departamento apontaram um aumento exponencial nos informes de suspeitas sobre abusos sexuais contra crianças e adolescentes. Entre 2018 e maio deste ano, o Disp recebeu 85 denúncias desse tipo de crime, sendo 34 a partir de janeiro, o que representa 40% do total no período.

A ofensiva também visa fortalecer a cooperação entre os atores da rede de proteção à infância e o aperfeiçoamento do fluxo de contato entre pontos focais das instituições, para acelerar o atendimento às vítimas e os processos investigativos.

Onde denunciar

• Disque-Denúncia 181 (Disp)
• Denúncia Digital 181 (Site da SSP): ssp.rs.gov.br/denuncia-digital
• WhatsApp da Polícia Civil: (51) 98444-0606
• Disque 100 (Governo Federal)
• Em casos de urgência, que demandem intervenção imediata, o número é o 190 da Brigada Militar

 Foto: Grégori Bertó / Ascom SSP