Bento Gonçalves

Força-Tarefa da Defesa Civil Nacional está em Bento Gonçalves para agilizar análise dos pedidos de Auxílio Reconstrução

Até o momento, 874 famílias de Bento Gonçalves aguardam a verificação dos dados para receber o benefício do governo federal

Força-Tarefa da Defesa Civil Nacional está em Bento Gonçalves para agilizar análise dos pedidos de Auxílio Reconstrução
Foto: Ilustrativa/Agência Brasil

Nesta terça-feira (02), uma Força-Tarefa da Defesa Civil Nacional está em Bento Gonçalves para acelerar a análise dos pedidos das famílias cadastradas no Auxílio Reconstrução do Governo Federal. Até o momento, 874 famílias do município aguardam a análise, e nenhuma recebeu o pagamento do benefício. As prefeituras gaúchas têm até o próximo dia 12 para incluir novas famílias no cadastro.

Além de Bento Gonçalves, outros 27 municípios do Rio Grande do Sul receberão a Força-Tarefa da Defesa Civil Nacional. O objetivo é complementar os dados sobre a inundação e liberar o pagamento de R$ 5,1 mil do Auxílio Reconstrução às famílias com cadastros em análise.

Na última quinta-feira (27), a Secretaria Nacional de Defesa Civil enviou a Caxias do Sul o analista de infraestrutura do GADE (Grupo de Atendimento a Desastre), Gunter Moraes. Ele visitou cerca de 25 bairros atingidos e verificou os estragos, validando as informações cadastradas pela Prefeitura.

A Prefeitura de Bento Gonçalves informa que as famílias que comprovarem que suas residências foram atingidas pelos eventos climáticos de maio ainda podem realizar o cadastro no Complexo Administrativo, localizado na Rua 10 de novembro, 190, Cidade Alta.

Para o cadastro, o responsável familiar deve fornecer o endereço da moradia, apresentar um laudo da Defesa Civil comprovando os danos e os dados de todos os residentes. É obrigatório apresentar o CPF de todos os integrantes da família. Posteriormente, os cidadãos cadastrados para o apoio financeiro devem acessar o site do Governo Federal e clicar em “Sou Cidadão” para confirmar as informações.

Segundo o Governo Federal, dos muitos casos em análise, há aqueles em que o CPF informado não está em situação regular na Receita Federal. Ou em que o CPF informado pertence a uma pessoa com menos de 16 anos. Há também pedidos de mais de um Auxílio para um mesmo endereço, ou pedidos de dois Auxílios para pessoas que fazem parte de uma mesma família segundo dados do CadÚnico ou do Imposto de Renda.

Veja a lista das 28 cidades incluídas na segunda volta da Força-Tarefa da Defesa Civil Nacional:

1) Alegrete
2) Arroio do Meio
3) Arroio do Tigre
4) Bento Gonçalves
5) Cachoeira do Sul
6) Candelária
7) Canela
8) Caxias do Sul
9) Cerro Branco
10) Colinas
11) Cruzeiro do Sul
12) Encantado
13) Estrela
14) Feliz
15) Gramado
16) Ibarama
17) Jaguari
18) Lajeado
19) Manoel Viana
20) Pantano Grande
21) Paraíso do Sul
22) Restinga Seca
23) Roca Sales
24) São Borja
25) São Sebastião do Caí
26) Silveira Martins
27) Uruguaiana
28) Vale Real