Polícia

Força Tarefa apreende 1,3 tonelada de alimentos impróprios para consumo em Porto Xavier

As principais irregularidades encontradas foram produtos sem procedência, validade vencida e armazenados de forma inadequada

Força Tarefa apreende 1,3 tonelada de produtos impróprios para consumo em Porto Xavier

Nesta quarta-feira (16), a Força Tarefa Segurança Alimentar RS fiscalizou cinco estabelecimentos no município de Porto Xavier e apreendeu 1,3 tonelada de produtos impróprios para consumo. Todos os locais vistoriados foram autuados.

Segundo autos expedidos durante a fiscalização, as principais irregularidades encontradas foram produtos sem procedência, validade vencida e armazenados de forma inadequada.

No açougue fiscalizado, praticamente toda a carne foi apreendida e inutilizada por estar mal acondicionada e em temperatura inadequada, o que pode resultar em alterações organolépticas (cor, textura, odor e sabor). Além disso, ainda foram apreendidos, de forma cautelar, soda, álcool 92,8°, carvão e raticida.

Participaram da fiscalização integrantes do Ministério Público Estadual – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Segurança Alimentar, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Vigilância Sanitária do município, Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon) e Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).

As ações já alcançaram mais de 270 cidades gaúchas desde que foram criadas, no ano de 2016. Em 2023, já são 68,8 toneladas apreendidas em um total de 41 municípios visitados.

A Delegacia do Consumidor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), compondo a Força-Tarefa Segurança Alimentar, ratifica a atribuição da Especializada ao atuar em todo o estado do Rio Grande do Sul por meio das fiscalizações permanentes que apurem crimes contra as relações de consumo, reprimindo práticas comerciais nocivas à saúde dos consumidores gaúchos.