Por volta das 03h da madrugada desta quarta-feira (16), a guarnição da Brigada Militar estava patrulhando na Rua Porto Alegre, no bairro Industrial em Farroupilha. Momento, em que foi realizada a abordagem em um indivíduo que estava perambulando em via pública, cujo tentou desviar do caminho ao visualizar a viatura, além de tentar esconder a mochila.
Na revista pessoal o homem se identificou com um nome, porém ao verificar no sistema informatizado de consultas, a foto não era condizente com o abordado. Foi solicitado apoio de outra guarnição, que compareceu e realizou buscas por filiação, sendo verificado que o verdadeiro nome do abordado, de 36 anos, e estava com aviso de foragido da SUSEPE.
Foi dado voz de prisão ao homem, a qual foi desobedecida com o intento de fugir do local, sendo necessário a contenção da guarnição. Durante a algemação o preso resistiu fisicamente, sendo necessário o uso de três acionamentos por contato direto de arma de condução elétrica e o uso da força. O abordado caiu ao solo, ficando com escoriações na face e pernas. Um dos policiais também teve ferimentos nos joelhos, além de ter sido danificado um rádio HT.
O preso foi conduzido ao Hospital Beneficente São Carlos e posterior conduzido a Delegacia de Polícia para comunicação do fato. Já na Delegacia de Farroupilha, enquanto era registrado o fato o preso foi algemado junto a barra de contenção da sala de espera, sendo que, na tentativa de se furtar do local, cedeu a algema e tentou fugir correndo do local, sendo necessário novamente a contenção por parte das guarnições, mediante o uso diferenciado da força. O preso com antecedentes por falsa identidade, desobediência, desacato, resistência e lesão corporal ao ser conduzido para a cela ainda desacatou a guarnição.