
A Sociedade Recreativa Aquarius, localizada em Flores da Cunha, festeja em 2022 suas cinco décadas de fundação. Para marcar a data, o clube lançou o livro ‘Temporada de Ouro – 50 anos da Sociedade Recreativa Aquarius’. A apresentação da obra ocorreu nesta quinta-feira, dia 12 de maio, juntamente com a sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Vereadores. O evento iniciou às 19h, na sala de sessões Olindo Carlos Toigo, na Casa Legislativa Raymundo Paviani. Após foi servido um coquetel na sala de eventos da Aquarius. A homenagem pôde ser acompanhada pelo facebook.com/camaraflores.
O clube campestre iniciou suas atividades em 1972. Na época, Flores da Cunha carecia de opções de lazer. As pessoas buscavam a convivência por meio de jogos de futebol e eventos sociais, contudo, haviam poucas opções. Foi devido a isso que em janeiro daquele ano um grupo de amigos iniciou uma conversa sobre a fundação de uma sociedade recreativa. Em 1º de maio de 1972 nascia a Sociedade Recreativa Aquarius, um espaço destinado a recreação, ao bem-estar e ao convívio entre amigos e familiares. Em seus primeiros anos, a diversão se concentrava ao redor da piscina e nos churrascos no bosque.
Porém, com o passar do tempo, novas e importantes melhorias foram sendo estruturadas, especialmente na área esportiva. Surgiu a quadra de futebol e a cancha de bochas, que deram o pontapé inicial para a prática de diversas atividades esportivas e que hoje são um dos pontos fortes do clube. A área social também ganhou destaque com a promoção de diversos eventos. Toda essa trajetória está relatada no livro de 90 páginas escrito pelas jornalistas Danúbia Otobelli e Camila Baggio, com assessoria do presidente atual da Aquarius Darci Cavagnoli e editorado pela Agência Positiva.
“É importante deixarmos registrada essa história de dedicação e trabalho sério que muitas pessoas tiveram para levar qualidade de vida e bem-estar aos florenses. Ao sermos eleitos, os 50 anos eram uma das prioridades e apresentar esse livro é uma forma de marcar momentos e eternizar o trabalho feito por cada um. O nosso objetivo é atender aos interesses coletivos e nos propomos a administrar juntos e termos um cenário mais transparente da Aquarius”, pontua o presidente da Sociedade Recreativa Aquarius, Darci Cavagnoli.
Atualmente, o clube conta com mais de 3,1 mil associados e é um espaço único para lazer, convívio social e prática de esportes.
Trecho do livro
“Os finais de tarde tinham um destino certo em Flores da Cunha. O bar do Orides, na Avenida 25 de Julho, era ponto de encontro. Ora para beber um chope gelado, ora para tomar um sorvete, ora para jogar dominó, ora para conversar com os amigos. E foi justamente no entardecer, em um bate papo entre amigos, que surgiu a ideia da organização de um clube social no município, um local para reunir a família e os amigos em momentos de lazer. Foi no bar do Orides que, no início da década de 1970, Odacyr Luiz Busetti, Nelson Rigotto e Luiz Carlos Pereira dos Santos, germinaram a semente da Sociedade Recreativa Aquarius”.
Presidentes da Sociedade Recreativa Aquarius
-Odacyr Luiz Busetti – Diretoria 1972 a 1982
-Maximiliano Bulla – Diretoria 1984 a 1990
-Hilário Sgarioni – Diretorias 1982 a 1984 e 1990 a 2016
-Deonir José Zulian – Diretoria 2016 a 2021
-Darci Cavagnoli – Diretoria 2021 a 2023