Cidades

Flores da Cunha perde João Vignatti, enólogo mais antigo da cidade

Ele foi reconhecido como Cidadão Florense pela Câmara de Vereadores em 2021

Flores da Cunha perde João Vignatti, enólogo mais antigo da cidade
Foto: Shamila Carpeggiani 

Nesta segunda-feira (9), o florense João Vignatti encerrou sua jornada, aos 87 anos. Com isso, Flores da Cunha perde o enólogo mais antigo da cidade. Natural de Santa Tereza, então distrito de Bento Gonçalves, ele estudou na Escola de Enologia do município, em 1963.  Vignatti dedicou mais de 60 anos de sua vida para a área vinícola de Flores da Cunha.

Em 2021, o enólogo recebeu o título de Cidadão Florense, a partir de uma proposição do vereador Ademir Barp. Vignatti atuou nas extintas vinícolas Granja União, Companhia Rio Grandense e na Cooperativa Santo Antônio. Ele também atuou na Vinhos Mioranza, além de prestar seus serviços para diversas outras cantinas da região.

Também em 2001, ele recebeu o troféu Vitis Enólogo Destaque pela Associação Brasileira de Enologia. Em 2016, o enólogo recebe homenagem como Amigo do Vinho pelo Concurso ‘Os Melhores Vinhos de Flores da Cunha’. João Vignatti casou com Maria Antoniazzi (in memoriam) em 8 de janeiro de 1966. Era pai de João Carlos e Ricardo Luis, e avô de Bernardo e João Augusto.

O corpo de João Vignatti será velado no Memorial São Miguel Arcanjo, em Flores da Cunha, a partir das 14h. A cerimônia de encomendação ocorre nesta terça-feira (10), às 10h.

Cidadão Florense

João Vignatti recebeu, em 2021, a homenagem do então vereador e enólogo Ademir Barp, que na época se manifestou . “Seu João, desde muito jovem veio para Flores da Cunha, e com muito trabalho, respeito e responsabilidade construiu um legado não só para Flores da Cunha, mas dentro do setor vinícola gaúcho e brasileiro”, afirmou Barp, enólogo que, em 1999, assumiu o lugar de João Vihnatti na Cooperativa Santo Antonio.

Em nome da família, o filho de Vignatti, Ricardo Luis (Bacana), agradeceu a dedicação do pai e elogiou sua trajetória. “Sempre presente na família com paciência e serenidade enfrentou todos os desafios da sua vida com muita propriedade. Obrigado por mostrar tanta resiliência com muita atenção e carinho. Nunca deixou faltar nada”, frisou o filho na ocasião.

Na época, o homenageado da noite, Vignatti se pronunciou emocionado. “Não vou conversar muito, mas quero dizer como o vinho chegou até onde chegou. Hoje nossa região é uma das mais qualificadas do Brasil pois é específica para adaptação dos nossos vinhedos. Vou lembrar sempre de Flores da Cunha. Estou muito agradecido pela honra de ser Cidadão Florense”, destacou Vignatti.