Cidades

Flores da Cunha lança Concurso Nacional de Arquitetura para requalificar principal Avenida da cidade

Poderão participar arquitetos e urbanistas de todo o Brasil

Foto: Rafaela Grandi / Grupo RSCOM
Foto: Rafaela Grandi / Grupo RSCOM

Na manhã desta quarta-feira (17), foi lançado oficialmente o Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura e Urbanismo “Avenida 25 de Julho”, promovido pela Prefeitura Municipal de Flores da Cunha (RS) em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do RS (IAB RS) e com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS) e da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP). Durante a tarde, o Concurso foi apresentado para lideranças municipais, representantes de entidades e imprensa no gabinete do prefeito César Ulian.

O objetivo é selecionar a proposta que melhor atenda às necessidades para a requalificação de uma das principais vias da cidade, entregando aos moradores e visitantes um espaço público qualificado, que promova a qualidade de vida através da humanização, da melhoria da mobilidade urbana, das funcionalidades e no estímulo ao desenvolvimento econômico e social.

Em seu pronunciamento, o prefeito César Ulian destacou as potencialidades da Avenida e falou sobre o respaldo de estar ao lado do IAB no Concurso. “Nossas expectativas são as melhores possíveis. A Avenida é a primeira impressão que as pessoas têm quando chegam a Flores, é como um cartão-postal. Este projeto será um presente que queremos entregar à comunidade e aos turistas”, afirmou.

As propostas poderão ser inscritas através do site www.concursoavenida25dejulho.org entre os dias 19 de novembro e 22 de dezembro de 2021. Todas serão avaliadas por um júri especializado e de maneira sigilosa e a remuneração do vencedor é definida previamente, com base na Tabela de Honorários Profissionais. Podem participar arquitetos e urbanistas e suas equipes devidamente registrados e em dia com suas obrigações junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

O presidente do IAB RS, Rafael Passos, destacou que o Concurso é de extrema magnitude e traz inovação por meio de recursos audiovisuais com visita guiada. “Esta parceria nos orgulha muito. Estamos contribuindo com nossa expertise para que ela seja difundida com gestores e servidores municipais”, disse.

Para Rosiane Machado Pradella, Secretária de Planejamento do município, a Avenida 25 de Julho conecta a cidade. “É a via mais longa da sede urbana e atua como eixo estruturante. Ela faz parte do cotidiano dos moradores concentrando diversas atividades, é o coração da cidade. Queremos deixá-la com a cara que Flores da Cunha merece”, destacou.

O coordenador do Concurso, Natan Arend, explicou sobre a divisão da Avenida nos trechos sul, área central e norte. Para ele, a Avenida 25 de Julho promove uma importante ligação entre paisagem e mobilidade. “Os projetos devem ser pensados a fim de potencializar a utilização da via e entregar espaços mais adequados às suas necessidades cotidianas”, observou o arquiteto.