Flores da Cunha

Flores da Cunha empossa primeira turma da Guarda Civil Municipal 

A cidade passa a contar com 16 servidores, vinculados à Secretaria de Segurança Pública, Transportes e Mobilidade

Flores da Cunha empossa primeira turma da Guarda Civil Municipal 
Foto: Gabriel Campos/Prefeitura de Flores da Cunha

Os agentes da primeira turma da Guarda Civil Municipal (GCM) de Flores da Cunha assumiram a função nesta semana. A Prefeitura empossou os 16 servidores, vinculados à Secretaria de Segurança Pública, Transportes e Mobilidade, no último dia 12. A partir de agora, o efetivo é um reforço a segurança pública no município.

O objetivo da Guarda Municipal é atuar na proteção de bens e serviços patrimoniais, no videomonitoramento e em ações educativas no trânsito. E no apoio a outras forças de segurança de Flores da Cunha.

Nos próximos dias, os profissionais participarão de um mapeamento estratégico do território municipal, além de conferir a instalação das primeiras 100 câmeras de monitoramento que fazem parte do ‘Olhar Digital’ – sistema de videomonitoramento com tecnologia avançada.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Transportes e Mobilidade, Emerson Ubirajara de Souza, os guardas passaram por um rigoroso processo seletivo. “Foram 1800 inscritos na fase inicial, resultando em 59 candidatos aptos para o curso de formação. Destes, 25 concluíram a capacitação, sendo que 16 foram nomeados e os demais ficam em cadastro reserva. Os novos agentes passaram por uma formação técnica e ética para desempenhar suas funções com excelência e de maneira exemplar”, destaca.

Para o prefeito, César Ulian, a posse da primeira turma da GCM é um marco histórico para a segurança do município. “Nossa guarda comunitária assumirá um compromisso muito importante na proteção da comunidade, zelando pelo bem-estar de toda população”, ressalta.

Confira as principais atribuições da Guarda Civil Municipal

Atuação preventiva e comunitária para proteção da população que utiliza nossos bens e serviços;
Cuidado e proteção nas escolas por meio de patrulhamento, mediações de conflitos e palestras educativas;
Operação do sistema de videomonitoramento e cercamento eletrônico do município;
Atuação de forma integrada com os demais órgãos de segurança do município (Brigada Militar e Polícia Civil);
Atenção e cuidado com as comunidades do interior;
Efetuar ações educativas de trânsito no município.

*Prefeitura de Flores da Cunha