Últimas notícias

Flores da Cunha é considerado infestado com mosquito da dengue

Foto: Juliano Dotto/ Grupo RSCOM
Foto: Juliano Dotto/ Grupo RSCOM

Nesta terça-feira(05), a secretária de saúde de Flores da Cunha Jane Paula Baggio em conversa com a reportagem do Leouve, informou a existência de um caso importado de dengue no município. Na oportunidade falou sobre os focos, o caso importado confirmado, e também sobre os trabalhos e ações preventivas realizadas pela secretaria.

“O nosso município é considerado infestado, igual os outros municípios da região, e isso já faz alguns anos. A nossa preocupação agora, assim como a do estado, é em relação ao numero de focos da larva do mosquito e das fêmeas no nosso município. A preocupação é com que as pessoas eliminem esses focos. Nós temos a equipe de agentes de endemia que fazem as visitas tanto nos domicílios, quanto na área comercial, sempre com o intuito de orientar e não punir a gente orienta que as pessoas eliminem os focos”

“Para eliminar os focos se presta atenção em vasos de flor, em água acumulada em ralos, ralos externos, as calhas que é uma situação que preocupa e chama atenção, os reservatórios externos de água sempre fechados, ralos fechados ou com tela, tudo o que a gente não pode fechar ou ter tela, que as pessoas diariamente coloquem água com cloro, para que se tem alguma larva do mosquito consiga eliminar, nossa preocupação é que a comunidade auxilie de forma educativa, cuidando do seu domicílio da sua residência”

“Nós enquanto secretaria de saúde, junto coma equipe de agentes de endemias estamos construindo com a comunidade alguns cuidados. Na semana passada a gente já fez uma ação, no bairro União com as escolas, orientando as crianças em relação á isso, e agora a gente tem uma outra ação em Nova Roma onde vai ser um BOTA FORA , a gente vai estar disponibilizando que as pessoas tirem os lixos, ou aquilo que não é utilizado dos seus pátios e ter um destino correto não ficando acumulando água e podendo ser um criadouro de mosquitos em nosso município”

“Temos um caso importado de dengue confirmado. È de uma munícipe que morava em Santa Catarina se contaminou lá, testou lá, já veio com o diagnostico e a gente só monitorou e monitora ela aqui Flores da Cunha, mas nós não temos casos contraídos de dengue em nosso município. Reforçamos e pedimos a colaboração de toda nossa comunidade, que olhem para suas residências, todos nós sabemos os cuidados á serem tomados para a gente evitar que tenha essa doença em nosso município”