Caxias do Sul

Flagrantes de condutores sem cinto de segurança aumentam 180% em Caxias do Sul

Foto: Leonardo Portella
Foto: Leonardo Portella


Considerado uma importante proteção em casos de acidentes, o cinto de segurança ficou em desuso no trânsito de Caxias do Sul nos primeiros três meses de 2019. Um levantamento da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) mostra que, em comparação com o mesmo período do ano passado, as autuações pela falta de uso do equipamento quase triplicaram na cidade: passaram de 153 em 2018 para 431 de janeiro a março deste ano, um crescimento de 180%.

Os dados consideram os casos flagrados diariamente pelos fiscais de trânsito, tanto de condutores como de passageiros, no banco dianteiro ou traseiro, sem a utilização do equipamento de segurança. O uso do cinto é obrigatório em todo o país há 21 anos e, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de usar o equipamento é uma infração considerada grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, mesmo com lembretes no painel e sinais sonoros em grande parte dos veículos, é comum encontrar pessoas que se sentem incomodadas em utilizar o equipamento no dia a dia do trânsito.

“A importância do uso do cinto é difundida há anos em campanhas educativas. Deveria ser um assunto superado, mas os números mostraram que o caxiense precisa de mais atenção ao tema. Os dados deixam claro que o trabalho de fiscalização se torna ainda mais imprescindível, com os fiscais cobrando a utilização do cinto e sendo fundamentais na preservação de vidas do trânsito”, destaca.

“É importante que o motorista lembre que ele é o responsável por todos os ocupantes do veículo. É dele a função de cobrar que todos utilizem o cinto. Não adianta o condutor estar protegido, cumprindo as regras de trânsito, mas transportar a família sem que eles também estejam utilizando o equipamento”, reforça Soares.

Celular e sinal vermelho

Outras infrações relacionadas ao comportamento dos condutores foram na contramão e apresentaram queda em Caxias do Sul. As autuações sobre falar, usar ou manusear o telefone celular ao volante caíram 15% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 557 flagrantes em 2019 contra 660 em 2018.

Desde setembro do ano passado, a SMTTM colocou nas ruas a campanha “Celular e Trânsito: Uma Ligação Perigosa”, com o objetivo de chamar a atenção da comunidade para o problema, com foco na redução das infrações.

Em relação às imprudências de avanço do sinal vermelho nas sinaleiras, foram 11% menos casos flagrados pela SMTTM. Em 2019, 398 condutores foram autuados pela prática e 451 no ano passado.