Plantão

Fiscalização fecha dois bares e interrompe festa clandestina em Caxias do Sul

Fiscalização fecha dois bares e interrompe festa clandestina em Caxias do Sul

A noite de sexta-feira (10) e a madrugada deste sábado (11) foi de trabalho intenso dos fiscais da Secretaria Municipal do Urbanismo, Trânsito, Guarda Municipal e Brigada Militar (BM) para coibir aglomerações e atender denúncias de moradores de Caxias do Sul nos mais variados bairros. Nas últimas horas, dois bares que estavam abertos foram interditados e, pelo menos, uma festa clandestina com cerca de 50 pessoas foi encerrada.

De acordo com o secretário de Urbanismo, João Uez, que coordena as ações de cumprimento aos decretos Estadual e Municipal, as ações efetivas tiveram como saldo 20 pessoas multadas por estarem consumindo bebidas alcoólicas em local público e 17 sem a utilização da máscara, obrigatória em todo o Brasil na prevenção para evitar a propagação da Covid-19.

“Dois bares foram interditados após denúncias feitas ainda durante a tarde de sexta-feira por meio do Alô, Caxias. Os estabelecimentos estavam abertos nos bairros Cinquentenário e Esplanada”, salienta Uez. A festa estava ocorrendo em um loteamento entre os bairros Mariland e Século XX.

O combate à pandemia depende da conscientização da população. A manutenção das atividades econômicas, também. Por isso, o secretário pede que a comunidade abrace as ações para evitar que o Modelo de Distanciamento Controlado do Estado coloque a região em situação de bandeira vermelha por conta da propagação do coronavírus.

“Contamos com o apoio da população. Não adianta ter mil fiscais e a população não colaborar. 99% dos moradores estão cumprindo o decreto”, conclui João Uez.

A declaração veio logo após a confirmação que o município conta, hoje, com 14 fiscais que são divididos em turnos, na tentativa de verificar a maioria das denúncias recebidas. Há, ainda, o apoio das forças de segurança atuantes na cidade para dar cumprimento aos decretos.

Conforme o secretário, denúncias podem ser feitas de segunda a sexta-feira no Alô, Caxias (156), Guarda Municipal (153), ou ainda, por meio do WhatsApp (54) 99604 4438 à noite e madrugada.