Polícia

Fiscalização desfaz aglomerações para combater a disseminação da covid-19 em Caxias

Houve interdição de bares, com encaminhamento de responsáveis à delegacia, e término de festas clandestinas.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A ação da fiscalização realizou quatro interdições de estabelecimentos e dispersões de aglomerações, além da aplicação de outras multas na noite deste sábado (20), entre 21h e 5h de domingo. Os fiscais também acabaram com duas festas clandestinas em espaços públicos, além do fechamento de quatro bares.

Uma das festas era realizada no Bairro Cruzeiro, reunindo dezenas de pessoas na via pública. No Travessão Soares, no distrito de Vila Seca, na ponte da divisa entre Caxias do Sul e São Marcos, foi flagrada uma festa clandestina com mais de 80 pessoas e 30 veículos. A fiscalização de trânsito conseguiu abordar 14 veículos, resultando em 15 autuações. Um veículo foi recolhido, bem como oito documentos. Dos condutores, dois não tinham carteira de habilitação.

A ocorrência de condutores sob influência de álcool foi elevada, chegando a 71,5% dos que fizeram o teste do bafômetro. Foram flagrados 10 motoristas nesta condição, mas nenhum teve prisão em flagrante por atingir índice superior a 0,33 mg de álcool por litro de ar expelidos pelos pulmões.

Na noite de sexta (19), foi dispersada aglomeração que ocorria no posto de combustível localizado na entrada para a localidade de São Brás. No local havia em torno de 20 carros com som e pessoas consumindo bebidas de álcool. Em deslocamentos por Fazenda Souza e Vila Seca, as corporações encontraram somente reuniões em residências.

Ainda no sábado foram aplicados quatro autos de interdição de estabelecimentos, localizados na Pedreira do Guerra, Pioneiro, e dois em Victor Cohab, e encaminhamento de responsáveis à delegacia. Todos atuavam sem alvará de localização, sendo dois reincidentes, pois haviam sofrido interdição em fevereiro. Em outro, também foram localizadas quatro máquinas de caça-níqueis. Ainda foram vistoriados estabelecimentos em São Pelegrino, Desvio Rizzo, Pioneiro, São Victor, Panazzolo e Centro.

No sábado à tarde, a fiscalização aplicou autos de infrações em bazar, localizado na Avenida Rio Branco; em posto de combustível, no Bairro Jardim América; e em bar, em Galópolis. A partir de denúncia de aglomerações, houve vistorias no Grutão Ecoparque, no distrito de Santa Lúcia. A fiscalização não conseguiu acessar o local, mas confirmou a presença de pessoas.
No sábado (20), a Vigilância Sanitária vistoriou estabelecimentos a partir de denúncias, mas não constatou irregularidades. Também esteve em mais seis restaurantes sem encontrar descumprimento dos decretos. Mas emitiu orientação para um supermercado.


Na tarde e noite de sexta (19), a Vigilância Sanitária passou por 24 estabelecimentos, dos quais dois a partir de denúncias feitas pela comunidade. A ação resultou na autuação de um salão de beleza. Os demais cumpriam os decretos e os protocolos sanitários. A fiscalização da Semma aplicou 22 multas, sendo sete pelo não uso de máscara e 15 por consumo de bebida alcoólica em área pública.

As ações para garantir o cumprimento dos decretos estaduais e municipais para prevenção e combate ao coronavírus tem o envolvimento de fiscais das secretarias municipais de Urbanismo e Meio Ambiente, agentes de trânsito da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Guarda Municipal, ligada à Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil e Brigada Militar.

Fonte: Assessoria de imprensa