Trânsito

Fiscalização confirma redução de ônibus em linhas do Transporte Coletivo Urbano em Caxias

De acordo com a secretaria de trãnsito, a Visate agiu unilateralmente ao reduzir frota, ocasionando diversas complicações .

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com o objetivo de reduzir o excesso dos passageiros dentro dos ônibus da Visate a Secretaria Municipal de Trânsito, colocou as equipes da Fiscalização de Trânsito para fazer vistorias nos ônibus do Transporte Coletivo Urbano de Caxias do Sul.

Conforme informações da SMTTM divulgadas na tarde desta sexta-feira (19), em virtude do município ter migrado para a bandeira vermelha no Distanciamento Controlado do governo estadual, adotou-se um decreto que determina a lotação máxima de 50% do total da capacidade do ônibus, que compreende tanto os usuários sentados como o número de passageiros em pé. A ação fiscalizatória ocorre nos horários de pico, no início da manhã e no final da tarde, com o objetivo de evitar o contágio por coronavírus.

Em razão de alterações nos procedimentos, a SMTTM explica que o limite máximo de passageiros permitidos nos ônibus alterará de veículo para veículo, de acordo com a capacidade de transportes tanto de passageiros sentados como em pé. Para citar um exemplo, o ônibus com prefixo n° 239 tem capacidade para 34 usuários sentados e 23 em pé, totalizando 57 pessoas. Como o limite permitido é de 50%, o veículo está autorizado a transportar no máximo 28 passageiros.

Nos casos em que a Fiscalização de Trânsito flagra excesso de usuários na linha, a concessionária é alertada para que providencie maior oferta de assentos através da substituição de ônibus simples por articulados ou com o acréscimo de veículos no trajeto, encurtando os horários de saída. Em nenhum caso os passageiros que estiverem em excesso são obrigados a desembarcarem dos ônibus.

Segundo a secretaria de trânsito, nesta quinta-feira (18), foram fiscalizados 20 linhas e constataram excessos de passageiros em metade dos trajetos. Em quatro deles, houve número expressivo de usuários: L69 – Parque das Rosas (excesso de 39 pessoas), L83 – Campos da Serra (excesso de 27 pessoas), L48 – Santa Tereza (excesso de 19 pessoas) e L56 – Reolon (excesso de 13 pessoas). As demais seis linhas contabilizaram menor número de passageiros acima do permitido. No total, foram observados 5.091 usuários e 125 pessoas em excesso. O percentual é de 2,45% do total transportado. Nos últimos sete dias, o percentual acumulado foi de R$ 3,52%.

O gerente de Trânsito e Transportes da SMTTM, Evandro Rech, explica que os fiscais constataram redução do número de ônibus ofertados pela concessionária em relação aos últimos dias. “A Visate apostou em uma estratégia equivocada diminuindo a oferta de ônibus de forma deliberada e sem nos consultar. Ela pensou que, em virtude da bandeira vermelha, haveria diminuição de passageiros. A ação ocasionou uma série de percalços aos usuários do Transporte Coletivo Urbano, e fez com que a SMTTM tomasse medidas coercitivas para que tal fato não aconteça novamente”, sentenciou Rech.

A SMTTM reitera ainda que a comunidade pode denunciar excesso de passageiros e outras questões pertinentes ao Transporte Coletivo Urbano através do telefone (54) 3290.3900. As vistorias seguirão acontecendo por tempo indeterminado.

Veja abaixo as linhas que foram fiscalizadas na quinta-feira:
Troncal 01
L04 – Cruzeiro
L05 – Século XX
L14 – Desvio Rizzo
L17 – Bela Vista
L22 – Jardim da Lagoa
L24 – Forqueta
L38 – Diamantino
L42 – Planalto / São Victor
L44 – Cidade Nova
L46 – Vila Leon
L48 – Santa Tereza
L55 – Cidade Industrial
L56 – Reolon
L57 – Serrano
L65 – Verona
L66 – Vitória
L69 – Parque das Rosas
L83 – Campos da Serra
L97 – Vila Mari