Denúncias anônimas levaram agentes da Delegacia de Polícia (DP) e da Prefeitura de Osório a dois locais onde supostamente havia animais em situação de maus-tratos. A ação ocorreu nessa quinta-feira (12).
Conforme o delegado João Henrique Gomes, titular da DP de Osório, nos dois endereços — que não foram divulgados — os tutores dos animais foram identificados e orientados com relação aos cuidados básicos de alimentação, hidratação e higiene, especificamente direcionado a cães e cavalos, sobretudo em dias quentes de verão. Não houve recolhimento de animais na ação.
“Apenas fiscalização informativa e preventiva, visando melhorias nas condições e também reprimir a prática de maus-tratos contra animais domésticos em Osório, com previsão legal de crime na lei ambiental”, afirma.
Os tutores, segundo o delegado, foram orientados e informados que, em caso de reincidência, serão interrogados e, posteriormente, poderão ser indiciados pela prática de crime ambiental.
Ainda durante a ação, dois filhotes de cães foram localizados e recolhidos pelo Canil Municipal. Eles foram abandonados na RST-101, em Osório, nas proximidades da Lagoa da Santinha. Ambos ficarão no canil da cidade aguardando adoção.
Novas ações de fiscalização de maus-tratos a animais serão realizadas nos próximos dias, adianta João Henrique. A comunidade pode encaminhar denúncias, de forma anônima, pelo WhatsApp (51) 98464-3606.
Além de membros da Delegacia de Polícia Civil, coordenados pelo delegado João Henrique Gomes, por meio do cartório ‘Amigo dos Animais’, participaram da ação o médico veterinário municipal Robson Ferreira e integrantes da sua equipe.
Fonte: Litoral na Rede