A Prefeitura de Farroupilha, através da secretaria de Finanças, apreendeu mais de mil produtos de abulantes que praticam o comércio ilegal no centro da cidade. A operação faz parte da campanha Compre Legal desenvolvida pelo poder público e entidades locais. Dentre os produtos apreendidos estão óculos de sol, meias, eletrônicos entre outros.
Lançado recentemente, o programa Compre Legal, tem o objetivo de coibir o comércio ilegal no município e estimular a população a comprar em estabelecimentos regularizado. O projeto é uma ação conjunta entre Prefeitura de Farroupilha, Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócio (CICS), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) e Sindicato do Comercio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros).
A prefeitura destaca, que não são considerados ambulantes os comerciantes que atuam com Alvará de Referência e Contato. Esse documento é liberado pelo poder público apenas para empresas que tem suas atividades exercidas fora do endereço da sede. A modalidade é permitida desde que não tenha estoque, nem fluxo de pessoal no local, em atividades de serviço e no caso de MEIs, também para atividades de comércio.