A Cooperativa Dália Alimentos filial de Caxias do Sul está operando em novo endereço há cerca de dois meses, na rua Ângelo Bordin, 1273, bairro São Giácomo. O prédio conta com energia sustentável, ambiente corporativo, além de dispor de amplo espaço para melhor atender seus colaboradores e clientes. A empresa está na Serra Gaúcha há 32 anos e é uma das referências no setor alimentício de toda a região.
O diretor administrativo da filial da Dália em Caxias do Sul, Rafael Rocha, lembra o marco importante para sua família ao representar a cooperativa na região, iniciando com seu pai, Nei Rocha, no ano de 1991. “Por onze anos trabalhamos no formato distribuidora e em 2002 com o crescimento da marca Dália na região Serra, e a entrada de novas regiões recebemos o status de Filial, fortalecendo ainda mais as possibilidades de negócios”. O centro logístico de Caxias atende, hoje, 75 cidades.
Projeto amplo, atendendo todas as demandas internas e externas
O novo prédio da filial da Dália é bastante moderno, com amplas instalações, atendendo as demandas de todo o público interno e externo. Atualmente, a filial de Caxias do Sul conta com 90 colaboradores entre as equipes administrativa, logística e comercial, e para atender da melhor maneira o cliente e o funcionário, Rafael Rocha destaca os principais pontos que há no novo projeto da filial. “Chegamos ao formato que a Dália precisa para atender da melhor forma possível o seu cliente, na questão de armazenagem, mantendo a qualidade do produto quando sai da indústria e chega aqui. Também fazendo que seja uma extensão da indústria. Hoje a indústria produz e deposita a mercadoria aqui na mesma qualidade, no mesmo nível de frio, no mesmo nível de carga e descarga, como se o produto nem tivesse saído da indústria. Pensando nisso, também conseguimos fazer com que o quadro de funcionários tenha a oportunidade de trabalhar em um lugar mais iluminado, com vegetação aparente, com possibilidade de alguns diferenciais que trazem o dia a dia mais agradável”.
A localização é um ponto bastante fundamental para a operação do centro logístico, afinal, no local em que se situa o prédio há bastante espaço para manobras dos veículos, além de dispor de quatro docas móveis e amplas para a organização de entradas e saídas de mercadorias, sem falar nas possibilidades de tráfego, com entradas pela Rota do Sol, via RSC-453 e fácil acesso para a BR-116, uma estratégia e facilidade para os distribuidores. O prédio também dispõe de um ambiente corporativo integrado e funcional, espaço gourmet e capacidade para armazenar 2 mil toneladas.
Filial gerida em família
Os primeiros trilhos da filial da Dália Alimentos na Serra Gaúcha iniciou com Nei Rocha (in memoriam), no ano de 1991, assim como os primeiros passos dos três filhos (Gabriel, Rafael e Lucas). Rocha entendeu que a distribuição dos produtos Dália poderia desenvolver as atividades profissionais da família, e hoje, estão os resultados expostos dos três irmãos que seguiram os passos do pai. “Eu, com 16 anos, o Gabriel com 19 e o Lucas com 11, entramos juntos desde o início no projeto Dália. A gente trabalhou sempre com o mesmo propósito, em ser a Dália aqui em Caxias, e, consequentemente, passou a ser a Dália em uma região muito maior. A relação familiar ficou muito forte, pois mantivemos o núcleo sempre o mesmo. Os três irmãos trabalhando juntos e conseguindo administrar isso de uma forma eficiente. Hoje, em 2023, há 32 anos mantemos esse laço entre nós três e com a Dália muito intenso”, pontua o diretor Rafael.