Caxias do Sul

Filhotes de cães são recuperados pela Polícia Civil em Caxias

(Foto: Polícia Civil/divulgação)
(Foto: Polícia Civil/divulgação)

Uma ação de agentes da 3ª Delegacia de Polícia recuperou dois cães que haviam sido usados em crimes de estelionato em Caxias do Sul. A operação, que cumpriu dois mandados de busca e de apreensão no Vila Leon, ocorreu na quarta-feira (29).

De acordo com a Polícia Civil, o crime era cometido em sites de compra e venda pela internet. O filhote da raça pug foi reconhecido pela vítima e devolvido à família. Os proprietários do bulldog inglês, de pelagem branca, ainda não foram identificados.

(Foto: Polícia Civil/divulgação)

As investigações apuraram que a forma que os suspeitos agem tem se tornado comum na região. A ação criminosa começa com os estelionatários buscando objetos ou animais de interesse em pesquisas na internet.

Os indivíduos iniciam o contato com a vítima utilizando dados e fotos de outras pessoas, geralmente obtidas em perfis abertos de redes sociais. Ao fechar a negociação, o criminoso envia uma falsa comprovação de pagamento (TED) por meio de aplicativos de mensagens, ou deposita um envelope vazio em caixas eletrônicos.

De forma simultânea e imediata, o suspeito informa que um parente ou amigo está se deslocando para buscar o objeto. Em grande parte das ocorrências, a pessoa geralmente utiliza uma corrida de veículo de aplicativos e endereço distinto da residência para despistar a polícia.

DICAS DE SEGURANÇA

– Aos vendedores que postaram ofertas de objetos e animais em sites de compra e venda, a dica é que confiram se o valor depositado/transferido efetivamente se encontra disponível em sua conta.

– Destaca-se que alguns bancos demonstram como bloqueados os valores depositados em caixas eletrônicos, para posterior conferência, logo, não entregar o objeto enquanto o valor estiver bloqueado.

– Caso tenha receio na negociação, anote ou fotografe as placas dos veículos utilizados para buscar os objetos e tire fotos da pessoa para quem foi entregue o objeto.