Cidades

Fila de espera para exames práticos de habilitação é zerada no Rio Grande do Sul

Nos últimos seis meses, 370 mil vagas foram oferecidas e 288 mil candidatos se inscreveram, resultando em uma sobra de 82 mil vagas

(Foto: Alina Souza)
(Foto: Alina Souza)

O Detran anunciou nesta segunda-feira que a fila de espera para provas práticas está zerada no Rio Grande do Sul. Devido a uma série de medidas administrativas, a autarquia aumentou a oferta de exames e normalizou o fluxo de atendimento para obtenção da carteira de habilitação.

Durante a pandemia, os dias sem provas e exames e o cumprimento de protocolos sanitários causaram acúmulo na espera do teste prático. Ações como, novo sistema de gestão, realização de horas extras, regionalização do atendimento, otimização do tempo de prova, mudanças na remuneração, contratações emergenciais e parceria com examinadores da Brigada Militar permitiram ao DetranRS melhorar o atendimento.

Entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023, 370 mil vagas foram oferecidas e 288 mil candidatos se inscreveram, resultando em uma sobra de 82 mil vagas, o que indica que o passivo da pandemia foi vencido.

Conforme o secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, “Em função do represamento de exames provocado pela pandemia, instituímos uma força-tarefa e zeramos o passivo gerado. Ao normalizar o fluxo de atendimento, qualificamos também a prestação do serviço na ponta”, destacou.

Com as medidas adotadas, o DetranRS aumentou significativamente a oferta de exames, principalmente para as categorias A e B. O número de vagas oferecido em 2022 foi 40% superior ao ano anterior. Foram mais de 700 mil vagas para provas de moto, carro e veículos pesados. O total é superior às 498 mil oferecidas em 2021 e às 359 mil em 2020, ano mais crítico da pandemia.

Um monitoramento dos últimos seis meses realizado pela autarquia apontou um aproveitamento médio de 77% das vagas oferecidas. A conclusão do estudo é que, embora o número de candidatos aptos a realizar a última etapa da habilitação chegue a 121 mil, não há espera por vagas em nenhuma região do Estado.

Fonte: Guaíba