Caxias do Sul

Fila de espera para agendar exames pelo SUS em Caxias passa de 18 meses

(foto: arquivo/RSCOM)
(foto: arquivo/RSCOM)

A rede pública de saúde em Caxias do Sul atravessa uma fase que beira o caos. Com filas que superam um ano de espera para agendamento de exames, em meio a projetos como a reforma da Praça Dante Alighieri, a população padece à espera de atendimento na rede pública de saúde.

De acordo com documentos compartilhados pelo vereador Alberto Meneguzzi (PSB), referente a lista de espera para agendamento de exames no mês de agosto, a situação mais preocupante é para os pacientes que aguardam exame de colonoscopia, utilizado para diagnosticar o câncer de estômago. Nesta lista, são 1256 pessoas a espera do agendamento para o exame com estimativa de espera de mais de 10 meses.

Os hospitais Geral e Pompéia realizam este procedimento com cota mensal prevista para atender 39 e 78 pacientes, respectivamente, ou seja, as duas instituições de saúde juntas tem a capacidade de realizar 80 colonoscopias por mês.

O exame que encabeça a lista de espera para pacientes em Caxias do Sul é o ecocardiograma transesofágico, semelhante à endoscopia, realizado para obter imagens em movimento do coração e dos vasos sanguíneos. Neste caso, os números apontam uma estimativa de 18 meses de espera para agendar o exame. O Hospital Pompéia realiza este exame quatro vezes por mês, com 75 pessoas aguardando na fila para agendamento.

Em terceiro lugar vem o ecocardiograma adulto, feito para avaliar o funcionamento do coração. São 831 pacientes à espera de agendamento. Por mês, são realizados 165 ecocardiogramas adulto em Caxias, gerando um tempo de espera estimado em cinco meses para realizar o agendamento.

Para Meneguzzi, o tempo de espera de um ano para agendamento demonstra claramente o caos que estamos vivendo na gestão da saúde na cidade. “Os hospitais estão no limite, a população corre o risco de morrer na fila de espera, a secretaria da saúde diz que não tem mais recursos para melhorar o atendimento. Enquanto isso, o Prefeito Guerra e seu irmão Chico Guerra, seu chefe de gabinete, gastaram somente neste ano, mais de R$ 160 mil em viagens para vários pontos do país sem nem ao menos, prestar contas para a população”, afirmou o vereador.

Contraponto

De acordo com Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul, a secretaria vem aumentando os contratos com os hospitais, a fim de aumentar a assistência à população. Neste ano, todos os contratos foram renovados com base na maior disponibilidade de serviços, mas a demanda também é cada vez maior. Para não inviabilizar a prestação dos serviços, é preciso respeitar o limite contratual, o que acaba gerando uma demanda reprimida.

Confira a lista de espera para agendamento de exames: