Futebol

Fifa anuncia novo Mundial de Clubes com 32 participantes a partir de 2025

Entidade também anunciou datas e sede da próxima competição

Mundial de Clubes
Taça do Mundial de Clubes (Foto: Fifa/Divulgação)


A Fifa confirmou, na manhã desta sexta-feira (16), a realização do Mundial de Clubes em um novo formato a partir de  2025. O anunciou ocorreu durante entrevista coletiva do presidente da entidade máxima do futebol, Gianni Infantino. Dessa forma, o torneio passará a ser disputado a cada quatro anos e contará com 32 times.

Com a primeira edição confirmada para daqui três anos, a Fifa ainda decidirá qual será o local. Há uma expectativa de que seja no Canadá, Estados Unidos e México, que receberão a Copa do Mundo em 2026. Conforme publicação da Jovem Pan News, número de representantes por continente ainda não foi definido, mas a tendência é que a Europa ganhe mais vagas. Também não há uma decisão sobre qual a época da temporada será utilizada para realizar o torneio.

Em 2019, vale lembrar, a Fifa já havia anunciado que o novo formato do Mundial de Clubes aconteceria em 2021, com 24 equipes, a mudança não aconteceu por causa da pandemia de Covid-19. Neste modelo, a entidade havia confirmado o campeonato com oito europeus e seis sul-americanos, além de 10 vagas distribuídas para os demais continentes.

Mundial de Clubes 2022

O presidente da Fifa também confirmou a realização do Mundial de Clubes referente aos campeões continentais de 2022. O torneio ocorrerá no Marrocos entre os dias 1º e 11 de fevereiro de 2023.

A competição contará com a participação do Real Madrid (campeão europeu), Flamengo (campeão sul-americano), Seattle Sounders (campeão da América Central e do Norte) e Auckland City (campeão da Oceania). Campeão africano, o Wydad Casablanca também ganhou o último Campeonato Marroquino. Assim, conforme o regulamento da Fifa, a vaga continental será do vice-campeão africano, o Al-Ahly, do Egito. O representante da Ásia, até o momento, ainda não foi definido.

Vale ressaltar que, assim como nas outras edições, os conjuntos da Europa e da América do Sul já entram diretamente nas semifinais.

 

Com informações: Jovem Pan