Brasil

Fifa anuncia nova tecnologia de impedimento seminautomático para a Copa do Mundo

seminautomático
(Imagem: FIFA/Divulgação)

A FIFA anunciou, nesta sexta-feira (1º) uma nova tecnologia de “impedimento semiautomático”. Dessa forma, a entidade máxima do futebol promete respostas mais rápidas nas partidas. Esse novo modelo já estará disponível na Copa do Mundo do Catar.

A nova tecnologia da FIFA será um complemento ao VAR, porém, com resposta em poucos segundos. Sendo assim, trata-se de um avanço para o que é visto hoje.

Impedimento Semiautomático

A FIFA explicou em comunicado como funcionará o impedimento semiautomático. Ela contará com 12 câmeras responsáveis por rastrear a bola.

Além disso, serão 29 pontos de dados de cada jogador individual, capazes de calcular a posição exata no campo. Estes pontos de dados coletados incluem os membros e extremidades que são relevantes para o impedimento. Dessa forma, a tecnologia conseguirá rastrear os pontos 50 vezes por segundo.

(Imagem: Fifa/Divulgação)

Com isso, o presidente do Comitê de Arbitragem da FIFA, Pierluigi Collina, se pronunciou sobre o uso da tecnologia.

“Esperamos que a tecnologia semiautomática de impedimento possa nos levar um passo adiante. Estamos cientes de que, às vezes, o processo de verificação de um possível impedimento leva muito tempo, especialmente quando o incidente de impedimento é muito apertado”, falou em entrevista ao site da entidade.

Em suma, sempre que um jogador estiver em posição ilegal, uma luz acenderá na cabine do VAR. Ainda assim, a nova tecnologia da FIFA substituirá as famosas, e polêmicas, linhas do árbitro de vídeo.

Copa do Mundo 2022

A Copa do Mundo do Catar marca pela primeira vez o evento máximo do futebol no Oriente Médio. Bem como, a primeira edição realizada entre novembro e dezembro.

Dessa forma, a primeira partida acontecerá em 21 de novembro, às 7h (horário de Brasília), entre Senegal e Holanda. Por sua vez, o Brasil estreará no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, às 16h (horário de Brasília).