A partir deste ano, em caráter experimental, a Feira do Peixe Vivo ocorrerá de novembro a abril, em todas as segundas sextas-feiras de cada mês. A mudança foi organizada pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) com base na demanda dos próprios piscicultores. O objetivo é estimular o hábito do consumo de peixes. A Feira ocorrerá sempre junto ao Ponto de Safra, na Praça Dante Alighieri, das 5h30 às 17h.
“Os próprios criadores nos procuraram para fazer essa modificação e isso vai ser muito positivo para todo mundo, tanto para incentivar a produção de peixe como para incitar o consumo das vitaminas que o animal contém”, destacou Flávio Hillebrand, técnico e gerente de comercialização da Smapa.
A ideia do projeto é proporcionar ainda mais a integração das culturas de Caxias do Sul, unido os produtos hortifrutigranjeiros já comercializados no Ponto de Safra com a piscicultura do município, dando visibilidade a todos os produtores locais. Os produtos expostos estão sendo vistoriados e os produtores cadastrados. Até o momento já são cinco piscicultores: um participante diferente por Feira. As datas agendadas são: 09/11, 14/12, 11/01, 08/02 e 05/03.
Vistoria
Técnicos da Smapa realizaram uma vistoria nos açudes na Capela Loreto, na Segunda Légua, na tarde desta quinta-feira (04/10). Sérgio Perini, 55 anos, tem nove açudes, além de cultivar hortifrutigranjeiros. Ele trabalha com a criação de bagres, carpas capim, prateada, húngara e traíras, totalizando cinco mil quilos de peixes ao ano.
“Precisamos de 15 pessoas para esvaziar os açudes e deixar mais ou menos um metro de água, para depois passarmos a rede e colocamos no tanque com oxigênio, para eles não morrerem. É um trabalho bom e somos contemplados na Feira. Esperamos vender bem em todas essas edições”, ressaltou Perini.