Comportamento

Festival de Nova Petrópolis reúne diversidade cultural e culinária

Festival privilegia a diversidade (Fotos: Bruno Mezzomo)
Festival privilegia a diversidade (Fotos: Bruno Mezzomo)
Festival privilegia a diversidade (Fotos: Bruno Mezzomo)

Um evento que acontece a mais de 40 anos mantém viva a cultura alemã mesclando com as tradições gaúchas as mais diversas formas de expressão folclóricas. De 13 a 29 de julho a cidade de Nova Petrópolis sedia a 46ª edição do Festival Internacional de Folclore cujo tema este ano faz uma retrospectiva histórica contando a viagem dos imigrantes germânicos para Nova Petrópolis através de desfile temático e apresentação de 46 grupos folclóricos.

Estão previstas apresentações de oito grupos internacionais, vindos do Chile, Colômbia, Argentina, Nova Zelândia, Áustria, Paraguai e Uruguai e oito grupos nacionais oriundos do Maranhão, Espírito Santo, Minas Gerais, Ceará, Pará, Goiás, Paraíba e Bahia, além de sete grupos regionais e 23 locais.

O acendimento da chama folclórica e abertura oficial do festival ocorre sexta-feira, 13, 19h, na Associação Cultural e Esportiva Linha Araripe, que tem na diversidade uma forma de resgatar, integrar e valorização das tradições e costumes dos antepassados.

Resgate da cultura Germânica.

Nesta segunda-feira, 25 de junho, a corte do evento formada pela Rainha do Folclore Alemão, Morgana Neumann, a 1ª Princesa, Stéfani Wiltgen Gregórius e a 2ª Princesa, Eduarda Francine Weschenfelder visitou a Rádio Amizade 1070.

Durante o evento haverá desfiles de integração, baile infantil, jogos germânicos, como chopp em metro, arremesso de chopp, serrar o tronco, cabo de força e debulhar o milho. Noites Culturais com celebrações da Vida, da Paz e da diversidade, além do espetáculo “A Travessia: Memórias de Uma Odisseia”, dentre outras atrações.