A Festa da Uva lançou nesta sexta-feira, 1º de março, o Jogo da Festa Nacional da Uva. O game é resultado do trabalho de um desenvolvedor (programador), um designer e seis integrantes do time de análise e administração do Senac, além de representantes da Festa da Uva. Ao todo, foram 180 horas de trabalho.
“Um dos desafios do evento é manter acesa a chama da Festa junto à comunidade local, entre uma edição e outra. Por isso, pensamos em uma ferramenta que acompanhe o público, principalmente crianças e adolescentes, sem prazo de validade”, destaca o presidente da Festa da Uva 2024, Fernando Bertotto.
O game
Brian Neukamp, professor dos cursos técnicos de programação do Senac Caxias do Sul, explica que o jogo consiste na coleta de cachos e grãos de uva. A ideia é encher garrafas e copos com o suco da fruta.
De acordo com ele, é possível jogar quantas vezes quiser. “Os pontos são gravados após cinco minutos de partida e quando as vidas do competidor terminarem. Também é importante destacarmos que são disponibilizadas 10 vidas a cada partida. Ao final de cada disputa, o jogador saberá a quantidade de garrafas e copos de suco preenchidos”, detalha.
Para Rômulo Lobo, engenheiro de redes de computadores, que liderou boa parte dos trabalhos de desenvolvimento do game, o Jogo da Festa Nacional da Uva se destaca por conectar pessoas ao maior evento comunitário do Sul do Brasil. “Depois de muitos testes, conversas, reuniões e horas de trabalho, entregamos um game completo à população. O projeto foi feito com muito carinho e nos enche de orgulho. Acreditamos no legado da Festa da Uva e, para nós, foi uma honra conduzir um projeto vitorioso como esse”, pontua.
O game é intuitivo e pode fazer a diversão de pessoas de todas as idades. Para jogar, basta acessar o link Jogo Festa da Uva, tanto em computadores e notebooks quanto em celulares. É necessário fazer um pequeno cadastro, com e-mail, nome de usuário e senha.