Foto: Andreia Copini
Foto: Andreia Copini

A Festa Nacional da Uva 2026 entra nos últimos 30 dias de preparação em Caxias do Sul. O período é marcado pela intensificação da montagem do parque, ajustes operacionais e organização da cerimônia oficial de abertura do evento, que deve ocorrer dia 19 de fevereiro, às 16h, no pórtico do Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos.

Em entrevista ao Jornal Leouve, a diretora-executiva da Festa da Uva, Carla Pezzi, explicou que além da estrutura física, as equipes atuam na finalização de contratos, na preparação dos ensaios dos desfiles, na agenda intensa do trio de rainha e princesas, que participa da divulgação.

Carla destaca que o principal desafio deste período é o tempo, já que as demandas se concentram em um curto espaço antes do início do evento. Ela também ressaltou a responsabilidade de realizar uma edição que marca os 95 anos da Festa da Uva.

“Agora a gente conta horas e dias para que fique tudo montado. É uma responsabilidade muito grande, porque a gente está valorizando o trabalho de muitas outras pessoas que vieram antes de nós”, completou.

Novidades da 35ª Edição

Para o público, a 35° edição vai apresentar mudanças no layout do parque, com espaços mais compactos e atrações distribuídas em diferentes pontos. A proposta é permitir que o visitante escolha como circular e vivenciar a festa, tornando a experiência mais dinâmica, acessível e acolhedora, sem perder a identidade comunitária do evento.

Entre as principais novidades estão a pisa da uva diária, com participação aberta ao público, o retorno do saguzão aos sábados, a roda de chimarrão aos domingos e as vivências coloniais inspiradas na lida do campo. As atividades serão gratuitas, inclusive nos dias em que não há cobrança de ingresso (23 e 24 de fevereiro e 2 e 3 de março).

A diretora-executiva ainda deixou um convite para a comunidade:

“A Festa não é de uma pessoa, ela é de toda a comunidade. A gente quer que as pessoas saiam dizendo que valeu a pena”, destacou.

A 35ª Festa Nacional da Uva ocorre de 19 de fevereiro a 8 de março, no Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul.