Foto: Samuel Rodrigues
Foto: Samuel Rodrigues

Caxias do Sul entra oficialmente na contagem regressiva para a 35ª Festa Nacional da Uva. A partir desta segunda-feira, falta exatamente um mês para a abertura do evento, que ocorre de 19 de fevereiro a 8 de março, no Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos. A edição de 2026 será marcada pela celebração dos 150 da imigração italiana no Rio Grande do Sul, dos 135 anos da emancipação do município e os 95 anos da própria festa.

O tema do evento para este ano, “Fruto de um sonho imigrante”, busca valorizar a ampla identidade cultural de Caxias do Sul e destacar o legado deixado pelo imigrantes.

“Estamos falando de um evento que celebra a nossa história, movimenta a economia, impulsiona o turismo e envolve toda a comunidade. A edição de 2026 foi pensada para emocionar, acolher e surpreender”, destaca o presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Fernando Bertotto

Programação e novidades

Entre as novidades na programação, a comissão do evento está organizando o Brinde no Mirante, que deverá ocorreu diariamento às 18h30, e o Espaço Consevitis-RS, que oferecerá degustação de uvas e vinhos mediada com especialistas. Além disso, os Pavilhões devem receber dois pontos de desgutação de uva, sendo um no Pórtico e outro no Palácio das Uvas.

Foto: Regina Lain

Outras atrações inéditas incluem o Museu do Videogame, com visitação gratuita durante todos os dias da Festa; o Planetário Aurora, com sessões gratuitas de 20 minutos, de hora em hora, e a Roda de Chimarrão, aos domingos, das 11h às 13h.

Shows e atrações culturais

Um dos destaques da edição é a ampliação da programação artística. A Arena Multicultural receberá sete dias de shows nacionais, com artistas de diferentes estilos musicais: Maiara e Maraisa + Panda (21/02), MC Cabelinho, Orochi e MC Daniel (27/02), Luan Santana (28/02), Armandinho e Raimundos (1/03), Henrique e Juliano (06/03), Alexandre Pires + Matogrosso e Mathias (07/03) e Rainha Musical, San Marinho e Tchê Garotos (08/03).

Além das apresentações musicais, o Parque de Eventos também receberá mais de 120 apresentações culturais locais e regionais, incluindo música, dança, teatro, corais, CTGs e espetáculos itinerantes. A programação cultural também contará com o tradicional espetáculo Som & Luz, com sete apresentações ao longo dos 18 dias de evento.

Ingressos

A Festa Nacional da Uva 2026 segue com ingressos à venda para acesso ao Parque, no valor de R$ 30. Lugares na arquibancada para assistir aos desfiles cênicos custarão R$ 100.

Nas segundas e terças-feiras do evento, o ingresso ao parque será gratuito. Já os ingressos para os shows nacionais possuem valores diferenciados, conforme a atração e o dia da apresentação e podem ser consultados no site www.festadauva.com.br.

Horários de abertura do Parque:

  • Segunda a quinta-feira: das 14h às 22h
  • Sexta-feira: das 14h às 23h
  • Sábado: das 10h às 23h
  • Domingo: das 10h às 22h

Datas e horários dos desfiles:

  • 19/02 (quinta-feira): 20h
  • 22/02 (domingo): 16h
  • 26/02 (quinta-feira): 20h
  • 01/03 (domingo): 16h
  • 05/03 (quinta-feira): 20h
  • 08/03 (domingo): 16h
Foto: Julio Soares

Jogos Coloniais dão a largada para a Festa

A aproximação da Festa da Uva também já é sentida nas comunidades com o início dos Jogos Coloniais. As atividades começaram no último sábado (17), com abertura no Largo da Estação Férrea e etapas realizadas na Linha 40 e em Ana Rech, reunindo moradores, visitantes e representantes da Festa.

Foto: Maiara Bacchi

Ao todo, os Jogos Coloniais vão percorrer 14 bairros e distritos de Caxias do Sul até março. As provas incluem modalidades tradicionais, como fazer bigoli, debulhar milho, amassar uva com os pés, corrida de trator, arremesso de queijo, corrida de carriola e jogos infantis, além de provas adaptadas para pessoas com deficiência.

A grande final está marcada para o dia 7 de março, na Rua Sinimbu, em frente à Catedral Diocesana, encerrando a programação esportiva e cultural que antecede o encerramento do evento.