A tradicional Festa da Criança promovida pela Prefeitura de Caxias do Sul cresceu e chegará ainda maior em 2023. Para dar conta de todas as dezenas de atrações gratuitas distribuídas em 24 estações de atividades recreativas, esportivas, educativas, culturais e de saúde, o território ocupado pelo evento foi ampliado. Assim, dia 12 de Outubro, das 14h às 17h, a diversão ocupará toda a extensão da rua Plácido de Castro compreendida entre os cruzamentos com as ruas Pedro Tomasi e dos Farrapos, no Bairro Exposição. Nos anos anteriores, o perímetro chegava apenas até a rua Vereador Mário Pezzi. Em caso de chuva, a ação será transferida para o dia 14 (sábado) – mantidos o horário e o local.
Outra ampliação surge no palco principal, que trará uma escalação recheada de atrações, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) com apoio da Secretaria Municipal do Turismo (SEMTUR): espetáculos de danças coreografadas, gaúchas e do folclore brasileiro, contação de histórias e histórias cantadas, jogos narrativos teatrais e musicais, performances circenses, de palhaços e malabaristas, show de mágica, acrobacias e monociclo.
Para completar, a garotada e as famílias terão uma oportunidade de luxo para garantir aquela foto para o post com as soberanas da Festa da Uva 2024, que estarão circulando pelo espaço.
“As novidades deste ano são resultado do retorno de impressões da população que fomos colhendo a respeito das experiências de anos anteriores. Uma das ideias que surgiu foi a de ampliar o espaço, para que as pessoas pudessem circular com mais tranquilidade, reduzindo os pontos de congestionamento. E com isso, também há maior conforto para organizar os estandes. Assim, as equipes que estarão trabalhando também têm mais facilidade para se deslocar e atender o público”, explica a coordenadora da Festa da Criança, pelo Gabinete do Prefeito, Caroline Bertelli.
Entre outros destaques da programação, vale conferir a área montada pelo Procon: quase um parque temático, a Proconlândia terá 10 opções de brinquedos infláveis para os pequenos consumidores. Quantidade que só encontra rival no número de opções de pintura facial e de mascotes de secretarias e das mais diversas causas fazendo a alegria dos pequenos.
Detalhe: após o sucesso da experiência lançada em 2022, volta a valer este ano o sistema monetário da Festa da Criança. No intuito de que a garotada aprenda desde cedo o valor da recompensa conquistada pelo próprio esforço, será preciso executar tarefas, como participação em oficinas educativas, jogos de inteligência ou brincadeiras que queimam calorias, para ganhar o dinheirinho de faz-de-conta que é trocado por tíquetes na casa de câmbio da Proconlândia. Os bilhetes servem para pagar pelo uso dos brinquedos e a compra das guloseimas distribuídas no evento – o nome da moeda é Economis.
Pais interessados em esgotar a bateria dos seus pimpolhos antes de voltar para casa podem ter especial interesse na Estação do Brinquedo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), com um arsenal de camas elásticas, peças e tabuleiro de dominó e xadrez gigante, jogos de xadrez (em tamanho convencional) trilha, dama, memória e da velha, parede de escalada, carrinho de lomba, mini basquete, mini futebol, tênis de mesa e pebolim. Uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (SMED) também disponibilizará atividades com goleira de futebol, tiro ao alvo, badminton, bambolê e saco de boxe.
O bloco dos curiosos não foi esquecido e poderá ser feliz conhecendo de perto um dos tratores da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) e uma ambulância do SAMU. Mas não é tudo. Uma das categorias representadas com maior vigor na programação é a das atividades educativas. Só na área ambiental, há quatro opções distintas, ministradas pelas secretarias municipais de Meio Ambiente (SEMMA) e de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), além de Codeca e SAMAE.
Como às vezes ocorre na região, há aqueles pais ou mães que acreditam que toda folga precisa também trazer um resultado para a família. Eles foram lembrados. A SEMMA, entre várias outras atividades, estará realizando uma oficina de plantio de flores e temperos. E para quem procura um jeito de aproveitar melhor a paixão dos filhos pelas telas, a SMED terá um espaço voltado ao desenvolvimento do pensamento computacional, com atividade de resolução de um desafio por meio da programação de robôs.
Já a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) preparou um lugar especial para solucionar um problema de memória de muita gente. Quem sempre esquece de atualizar a carteirinha de vacinação – própria ou das crianças – poderá deixar as desculpas em casa e passar na tenda da secretaria para um rápido e muito necessário encontro com a agulha. A equipe da Saúde estará aplicando vacinas na turma acima de 12 anos (HPV, Meningo ACWY, Influenza e Covid), nos pequenos (VOP) e também nos adultos (COVID e Influenza).
Para quem quiser conferir a pressão arterial, o caminho é a tenda do Ipam. No mesmo local, já se pode aproveitar para fazer aquele descarte inteligente e civilizado de medicamentos vencidos, cartelas vazias e tampinhas de garrafas – num oferecimento de Farmácia do Ipam.
Diante de tantos atrativos para consumir a energia da garotada, é de se esperar que, a certa altura, as barriguinhas ronquem de fome. Sem problema: em mais de um ponto haverá distribuição de pipoca, algodão doce, picolés e pirulitos, além de venda de lanches em food trucks.
“Ano passado, o comparecimento do público superou as expectativas. Vieram mais de 15 mil pessoas. Um evento assim só se faz com muitas mãos e muito apoio. Então, agradecemos a todas as secretarias, autarquias e departamentos da administração direta e indireta que se engajaram e também a todas as entidades, empresas e organizações da iniciativa privada que se uniram para tornar possível a realização de mais uma Festa da Criança”, conclui a coordenadora Caroline Bertelli.
A Festa da Criança é uma realização da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Gabinete do Prefeito e das secretarias municipais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Cultura (SMC), Desenvolvimento e Inovação (SDEI), Educação (SMED), Esporte e Lazer (SMEL), Meio Ambiente (SEMMA), Obras e Serviços Públicos (SMOSP), Recursos Humanos e Logística (SMRHL), Saúde (SMS), Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM) e Turismo (SEMTUR).
O evento conta com o apoio de Andreazza, Anhanguera, Big Festa, Codeca, Cresol, Decathlon, Escola Maker, Farmácia do Ipam, Festa da Uva S/A, Festa Nacional da Uva 2024, Guarda Municipal, Ipam, MA, Orthodontic, Óticas Lauro, PIM, Procon, Químea, Samae, SAMU, Sorvelândia, Sicredi, Top Estética, UCS, Uniftec, Vila Verde Complexo e WiMake.