O Observatório Social de Bento Gonçalves empossou esta semana nova diretoria. O ato de eleição e posse se deu na segunda-feira,10 no campus da UCS de Bento Gonçalves após a realização de Assembleia Geral Ordinária. Na ocasião também ocorreu convocação de assembleia extraordinária para tratar da alteração do estatuto e assuntos gerais. As reuniões foram conduzidas pelo então presidente da entidade, Daniel Amadio e pela Coordenadora Executiva Gisele Guerra.
Amadio, que foi empossado em 2016, passou o cargo de presidente do OSB-BG para Fernanda Titton. Os demais membros da diretoria são: Vice-presidente para assuntos de cidadania fiscal, Marco Luis Mergen, vice-presidente para assuntos institucionais e de sustentabilidade, Daniel Amadio, vice-presidente para assuntos de voluntariado, capacitação, controle social e metodologia, Simone Taffarel Ferreira, vice-presidente para assuntos de gestão, Marcos Beltrami e vice-presidente para assuntos de comunicação e indicadores, Lucas Sartoretto. O Conselho Fiscal tem como titulares, Andrey Arcari, Carlos Eduardo Tavares Bastos e Claber Dalla Coletta, bem como suplentes, Luciano Tessaro, Rogério Spiller e Elton Gialdi. Já o Conselho Consultivo conta com Antônio Carlos Paludo, Laudir Miguel Piccoli, Adriano Marcelo de Bacco e Marcos Rogério Carbone.
Já na Assembleia Extraordinária foram tratados assuntos relacionados ao estatuto, como alterações inclusive na sigla, que passa a ser OSB-BG. Já a logomarca da entidade também sofrerá alterações, que serão apresentadas em uma próxima reunião.
Para Daniel Amadio os primeiros anos de observatório foram de muitas conquistas. “Agradeço a todos que colaboraram com a entidade enquanto estive a frente dos trabalhos. Os poderes públicos e a sociedade também foram importantes no sentido de nos recepcionar de forma proativa e contribuindo para a transparência, fazendo com que o objetivo da entidade fosse atingido”, disse.
Já para a presidente empossada, a perspectiva é muito boa quanto ao trabalho do OSB-BG. “Vamos continuar desenvolvendo ações para levar a entidade à comunidade, para que ele tenha mais visibilidade e para que todos saibam que ele existe e quão importante ele é dentro dos propósitos e objetivos a que se destina. Estaremos, também, iniciando a atuação do eixo “Semeando e Dinamizando a Cidadania Fiscal, levando para os alunos das escolas municipais a importância de nos tornarmos cidadãos participativos. O trabalho de monitoramento dos gastos públicos, bem como as licitações, já está consolidado e continuará sendo realizado. Outro grande desafio será a busca de mais apoiadores, mais voluntários e mantenedores para o projeto”, afirmou Fernanda.
O OSB-BG foi criado em dezembro de 2016, para contribuir com a sociedade como um todo. A atuação é norteada pela transparência das informações e a qualidade de aplicação dos recursos.