A Fenachamp 2022 teve sua abertura oficial nesta quinta-feira (6). O evento contou com a presença de várias autoridades, visitantes e convidados, dentre eles, o Governador Ranolfo Vieira Júnior.
Na solenidade, o presidente da festa, Giliano Verezeletti, destacou a expectativa para a edição de 2022. De acordo com o presidente, depois de dois anos de pandemia, é tempo de realizar um evento que reconecte a identidade histórica da festa com este novo momento, reunindo as pessoas em um ambiente festivo e com muitas atrações.
As soberanas da Fenachamp, rainha Verônica Debiasi Martinazzo e princesas Débora Giovanaz e Laura Bertelli, também fizeram uso da palavra, para agradecer o carinho que receberam da comunidade e salientar o tema da festa. “Me sinto muito honrada de pode estar aqui com todos vocês, novamente, celebrando a vida”, disse a rainha Verônica.
Em pronunciamento, o Prefeito Sérgio Chesini brindou a chegada dos imigrantes ao município: “Tenho esses antepassados bem vivos na emoção deste momento. A eles devemos o fato de ser, a querida Garibaldi, esse “mazzolin di fiori”, destacou.
Chesini também fez menção a figuras importantes que contribuíram para o desenvolvimento e a realização da Fenachamp, como Adolfo Alberto Lona, idealizador e presidente da primeira festa, e Vandenir Antonio Miotti, o mais jovem prefeito da história de Garibaldi, reconhecido como a voz da Fenachamp.
O Prefeito saudou de forma especial todos os colaboradores envolvidos na realização do evento, os que trabalharam e os que ainda trabalharão, viabilizando a uma linda festa: “O passado e o presente se encontram no parque da Fenachamp. Tudo planejado para que nossos visitantes aproveitem intensa e prolongadamente sua permanência conosco”.
Juntamente com a miss simpatia da edição de 2022, Diana Chesini Rossi, o prefeito entregou ao Governador dois objetos-símbolo do município: um sabre personalizado e uma garrafa de espumante, o protagonista da festa.
O Governador Ranolfo também fez uso da palavra, parabenizando a organização do evento. “O Rio Grande do Sul é responsável por mais de 50% da produção nacional de uvas e por 85% da produção de espumantes. Aqui nesta festa podemos ver muitos destes produtos que são reconhecidos internacionalmente”, disse o governador.
O Coral da AABB de Garibaldi interpretou o hino nacional brasileiro e o hino rio-grandense, que foram traduzidos e interpretados em libras pelo coral ballet das mãos. O brinde com espumante encerrou a cerimônia e deu, oficialmente, início à Fenachamp 2022.
A festa ocorrerá de 6 a 30 de outubro, nos finais de semana, véspera de feriado (11) e feriado (12). Um dos destaques da programação será o Sabrage Coletivo previsto para sábado, dia 8 de outubro, a partir das 16h30, no Parque da Fenachamp. Em torno de 430 pessoas já confirmaram participação no espetáculo.