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Feito na Serra Gaúcha: CE e Sebrae promovem projeto de moda na região

A curadoria será de Walter Rodrigues, Beth Venzon e Tatiane Alves

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Resultado de uma parceria liderada pelo Sebrae com as entidades de moda da Serra Gaúcha como Polo de Moda, Sindivest e Fitemasul e o patrocínio do Sicredi Pioneira, o projeto Feito na Serra Gaúcha é uma iniciativa criada com o intuito de posicionar a região como referência nacional em identidade e sustentabilidade.

No dia 16 de novembro as coleções desenvolvidas pelas marcas participantes – serão apresentadas com lançamento oficial de forma presencial nas Lojas Magnabosco (Rua Sinimbu, 1824), em Caxias do Sul. O evento terá início as 11h, os produtos poderão ser conferidos até o dia 18 em showroom que permanecerá no Laboratório do Magnabosco para comercialização.
Beth Venzon uma das curadoras do evento nos conta mais sobre este projeto:

“É um projeto que visa o desenvolvimento das empresas, pensando no design mais autoral, pensando na força criativa da serra gaúcha e na promoção da valorização da identidade das marcas, da identidade local e ao mesmo tempo o fortalecimento da questão da sustentabilidade. Dos processos, dos produtos, dos conceitos. Então é muito importante a gente observar que foi um projeto que aconteceu ao longo deste ano, com acompanhamento mensal de todos nós consultores. Com reuniões mensais e convidados especiais. Foi um projeto muito especial, por que foi feito em conjunto das três áreas de consultaria”, relata Beth.

Apostando no potencial de negócios que inspiram pelo propósito, encantamento e sustentabilidade, o Feito na Serra Gaúcha reúne 13 marcas, envolvendo ateliers, indústrias de confecções, tricô, acessórios, calçados e design (moveis e objetos): @ligiagazzolastore, @gritariadoamor, @zanattaoficial; @ameatelierfashion, @rachivanin, @lisfariaatelier, @b.bag_; @madelustre; @theodoratricot; @carlacarlinoficial; @fernandafilippis; @usemoni; @atelierjulianalazzzari.

O projeto Feito na Serra Gaúcha proporcionou aos participantes uma oportunidade única de aprendizado com mentores como estilista brasileiro disseminador de práticas sustentáveis Walter Rodrigues, a estudiosa em moda, cultura e identidade Bernardete Venzon e a pesquisadora de comportamento e consumo Tatiane Alves. A partir da iniciativa surge o Selo Feito na Serra Gaúcha, uma marca do Sebrae criada para identificar as empresas que compõem a coleção.

Quem está no projeto vai ser agente de ações de expansão de mercado, como apoio a exposição dos produtos em eventos nacionais, feiras e showrooms para expansão de mercado. A iniciativa inédita será ofertada anualmente, permitindo a renovação das marcas participantes, bem como a formação de novas turmas, consolidando assim a Serra Gaúcha como referência nacional em moda, identidade e sustentabilidade.

O processo de criação dos produtos foi encabeçado pela Gestora de Projetos de Moda da Serra Gaúcha Fabiana Zin que conduziu as atividades que resultaram nas coleções que serão apresentadas em editorial: “Cada empresa desenvolveu a sua coleção baseada na contextualização com suas cartelas de cores e todas juntas formam essa grande coleção Feito na Serra Gaúcha”, adianta. Desenvolvido em três fases, o Feito na Serra Gaúcha foi realizado de modo simultâneo com a contextualização de Beth Venzon, desenvolvimento de produto com Walter Rodrigues e o posicionamento de marca e comunicação de Tatiane Alves. Além do acompanhamento dos mentores, encontros presenciais e on-line também envolveram nomes como o designer Guilherme Wentz, Ines Sheetel, Julia Webber, Gabriela Cirne Lima, Flavia Fiorillo e Luciana Penido.

O Feito na Serra Gaúcha é uma iniciativa pelo fortalecimento dos talentos locais, criada para motivar novos aprendizados e fortalecer as marcas daqui, possibilitando um novo posicionamento das marcas no mercado: “Um produto é mais que um pedaço de material: está impregnado de carinho, esperança e muito trabalho. Despertar o olhar dos empresários da região para inovadoras e sustentáveis possibilidades é a nossa missão”, defende Fabiana. A gestora lembra às empresas a importância de ter propósito, encantamento e sustentabilidade unindo a tradição com uma visão moderna de fazer negócios, valores que sempre conduziram as ações do Sebrae.

Sobre o Sebrae
O Sebrae é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte. Há mais de 40 anos, atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.