Começa nesta tarde de quarta-feira, 25 a segunda edição da Wine South America, feira profissional e internacional de vinhos que se desenvolve, ocupando 10 mil metros de área dentro dos pavilhões da Fundaparque, em Bento Gonçalves.
O evento traz 300 marcas de vinho, mas também tem espaço para azeites de oliva e cachaças. São esperados seis mil profissionais/compradores – supermercadistas, varejistas, importadores, representantes de lojas de vinhos e restaurantes do Brasil e Exterior, que participarão das rodadas de negócios. Há expectativa é que a partir da feira sejam gerados R$ 10 milhões em negócios.
Expositores da Áustria, Espanha, Itália, Portugal, França, Eslovênia e Líbano representam o Velho Mundo nos estandes que ainda terão representantes da África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos e Uruguai, o Novo Mundo no universos dos vinhos.
Uma das principais ferramentas ao dispor de expositores e compradores é o projeto Comprador, viabilizado graças à parceria da Milanez & Milaneze/Veronafiere com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. 13 países estarão representados: Bélgica, Chile, China, Colômbia, Curaçao, Estados Unidos, Paraguai, Peru, Polônia, Irlanda, Inglaterra, Rússia e Suriname.
ALISTAIR COOPER RETORNA
Na parte de conteúdos o grande destaque desta edição será o espaço Wine Conference. No dia 26, haverá uma mesa redonda sobre o futuro do e-commerce de vinhos no Brasil: Desafios, oportunidades e crescimento de mercado, com palestras ministradas pelos profissionais Rogério Salume (Founder & Chairman da Wine.com.br) e Ari Gorenstein (CEO da Evino.com.br), com mediação do gerente de Promoção dos projetos Vinhos do Brasil e Wines of Brasil, Diego Bertolini.
Principal atração da edição anterior, o Master of Wine britânico Alistair Cooper está de volta para apresentar, no dia 25, no espaço Wine Tasting a masterclass interativa com a sua seleção de melhores vinhos e espumantes brasileiros. No mesmo ambiente, serão promovidas, ainda, diversas degustações orientadas de vinhos em parceria com a seccional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) e masterclasses sobre vinhos ícones da Argentina, Áustria, França, Itália, Portugal e Uruguai.
PREMIAÇÕES
O concurso 10 Star Wines é novidade nesta edição e irá premiar os melhores rótulos expostos no evento. Cada marca pôde inscrever até dois rótulos de seu portfólio entre as nove categorias da premiação. O anúncio oficial dos vencedores será realizado já nesta quarta-feira, primeiro dia do evento.
Outra premiação, o concurso Melhores Sucos, com curadoria da Embrapa Uva e Vinho, destacará produtos em três categorias: Suco de Uva 100%, Suco de Uva Integral e Suco de Uva Orgânico. O anúncio oficial dos vencedores será realizado também no primeiro dia da Wine South America. Os sucos de uva ganhadores estarão identificados com selos, em exposição nos seus estandes durante os três dias de evento. Também será promovida, no dia 26, uma masterclass com as bebidas vencedoras.
A Wine South America, ainda, será palco para a entrega dos certificados às vinícolas vencedoras da 8ª Grande Prova Vinhos do Brasil, idealizada pelo Grupo Baco. A cerimônia ocorre no dia 25
Ingressos: no site www.winesa.com.br
Valor do Estacionamento: R$ 20
Outras informações: no site www.winesa.com.br, pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (54) 3455.6711 e (54) 3455.6712
Patrocínio: Sicredi, Caixa, Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, BRDE e Badesul.