Caxias do Sul

Feira Maesa Cultural reúne cerca de 15 mil pessoas neste domingo (20) em Caxias do Sul

Evento organizado pela União das Associações de Bairros (UAB), busca aproximar comunidade do prédio histórico ocorre no 3º domingo de cada mês.

Feira Maesa Cultural reúne cerca de 15 mil pessoas neste domingo em Caxias do Sul
Foto: Mauro Teixeira

A 6ª edição da Feira Maesa Cultural movimentou este domingo (20). Com sol e calor que se aproximou de cerca de 30 graus, levou cerca de 15 mil pessoas, de acordo com a organização, até Rua Plácido de Castro, entre as Ruas Treze de Maio e Pedro Tomazi, no bairro Exposição, em Caxias do Sul.

A feira contou com uma diversidade de expositores de artesanato, antiguidades, brechó, cutelaria e pets, além de produtos orgânicos, veganos e da agroindústria. Os visitantes puderam ainda opções de gastronomia e de cerveja artesanal.

 

Foto: Mauro Teixeira

Música
Dois palcos, um na Rua Vereador Mário Pezzi, em frente ao Senai Nilo Peçanha e outro na Rua Plácido de Castro, contaram com apresentações de Coro Municipal de Caxias do Sul e do Grupo de Choro da Orquestra Municipal de Sopros.

 

Visita Guiada
Durante a feira também acontece a visita guiada à estrutura física interna do histórico complexo arquitetônico da Maesa com apresentações de curiosidades do local, passando por seus principais espaços. As visitas são gratuitas, de no máximo 30 minutos, organizadas em turnos das 14h às 17h, sendo que não é necessário fazer agendamento no local.

Atrações para as crianças na Maesa Cultural

Para as crianças, a feira ofereceu um espaço de recreação, além dos brinquedos e das quadras esportivas da Praça Monteiro Lobato. Nesta edição, a Associação Amigos da Maesa em parceria com os organizadores do 15° Mutirão de Natal Zona Norte arrecadaram brinquedos para as crianças da região.

Prédio Histórico
O prédio da Maesa se tornou patrimônio histórico de Caxias do Sul em 2015. O local foi doado do Estado para o Município e o acordo prevê que o complexo de 53 mil metros quadrados se destine a uso público com finalidade cultural, de equipamentos públicos e de funcionamento de órgãos públicos, preservando as características arquitetônicas e culturais do patrimônio.