O espaço escolhido foi a Rua Plácido de Castro, em frente à Maesa. A UAB (União das Associações de Bairros) convidou a Frente Parlamentar da Maesa na Câmara dos Vereadores e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cultura, para a co-promoção do lançamento da feira em 22 de maio de 2022. A ideia de criação da Feira Maesa Cultural surgiu numa reunião da UAB em abril de 2022 durante uma discussão sobre o (não) andamento da implementação do projeto de uso cultural para o Complexo da Maesa. Na época, a UAB já estava realizando algumas feiras em diversos bairros da cidade e definiu por unificar todas em só local.
A primeira edição contou com 250 expositores, de diferentes segmentos, principalmente artesanatos, e atraiu em torno de 50 mil pessoas, segundo cálculos da Secretaria de Trânsito. Estava consolidada a feira que passaria a ocorrer mensalmente no local.
A Cultura esteve presente desde a primeira edição. A cada edição, em torno de oito artistas e/ou grupos apresentam seus trabalhos de forma voluntária
Desde o lançamento a feira aconteceu todos os meses com algumas transferências de datas em função do clima.
A Feira Cultural da Mesa chega a sua 12ª edição com 400 expositores e uma média de público de 15 mil pessoas. Em 11 edições, os organizadores estimam um faturamento de R$ 1,65 milhão, uma média de R$ 400,00 por expositor.
Programação de aniversário
A Edição de Aniversário comemorativa ao primeiro ano da Feira Maesa Cultural será no dia 21 de maio, das 10h às 18h, e terá atrações culturais em dois palcos. No palco 1, a participação da Banda do Colégio Emilio Meyer, cantor Nivaldo Mosele, Banda BLZ, Banda 51 , Grupo de Dança Cigana , Sax Ismael Varela, Teatro Vida Sempre e, fechando a feira, o cantor Cláudio Ribeiro.
No palco 02, instalado na Vereador Mario Pezzi, acontece a apresentação especial do Grupo Mixta a partir das 14h horas.
Associação Amigos da Maesa – AMaesa – é oficialmente o órgão promotor da feira Maesa Cultural, desde julho de 2022. Além de organizar as edições da feira, a ONG fez uma parceria com o Sebrae, para ministrar cursos de vendas aos feirantes, e acompanhou o lançamento do aplicativo “Caxias Tem”, com o ícone Maesa Cultural, onde os expositores também mantém uma loja virtual.
“No segundo domingo de julho, a Associação Amigos da Maesa vai promover uma feira teste na Praça das Feiras, a fim de criar mais uma alternativa para os feirantes”, anuncia Paulo Sausen, presidente da AMaesa.