O lançamento oficial da primeira feira internacional de vinhos da América Latina, a Wine South America, que será realizada em Bento Gonçalves entre os dias 26 e 29 de setembro deste ano, deve contar com a presença de autoridades estaduais, nacionais e da região italiana do Vêneto no próximo dia 2 de março. De acordo com Alberto Piz, diretor da Milanez & Milaneze, empresa que representa a Veronafiere no país, neste dia será apresentada toda a programação visual da feira que pretende valorizar o vinho brasileiro e sul-americano.
Piz garante que o principal objetivo da feira é “valorizar a produção dos países do sul da América”. “O objetivo é valorizar uma área geográfica que ainda é pouco falada, mas que tem muita qualidade, o vinho do sul da América. O foco é a promoção da área geográfica”, revelou o diretor, italiano de nascimento e radicado no Espírito Santo.
A data escolhida para a feira pretende facilitar a consolidação da feira no calendário mundial dos eventos do vinho. Uma das novidades já reveladas pela organização da feira é a realização da Avaliação Nacional de Vinhos, principal evento de degustação da safra no país, no dia 29 de setembro, último dia da feira. Além disso, o evento terá uma programação importante de palestras e atividades paralelas, com a presença de nomes relevantes do setor em âmbito mundial.
Piz afirma que os contatos com expositores e a comercialização de estandes já está acontecendo, como foco no Brasil, na Argentina, n o Uruguai e no Chile. A intenção é que a edição considerada “número zero” tenha cerca de 250 expositores e receba compradores e apaixonados por vinho de todo mundo. A aposta de Piz é que o evento deverá atrair cerca de 10 mil participantes, entre importadores, distribuidores, profissionais da área, apreciadores, consumidores, pesquisadores e estudantes dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia, com ênfase no mercado chinês.
Apesar de ser uma feira voltada à realização de negócios, atraindo compradores de todos os continentes, o enoturismo é uma forte aposta parta atrair a presença dos chamados “winelovers”.
Neste sentido, a escolha de Bento Gonçalves, centro da principal região produtora de vinhos do país, como sede da feira responde à intenção de divulgar o terroir da Serra Gaúcha. “A feira vai dar a possibilidade ao comprador estrangeiro de fazer bons negócios e conhecer as belezas do Vale dos Vinhedos e da Serra Gaúcha.