Caxias do Sul

Feira Ecológica tem atrações para celebrar as colheitas de verão, em Caxias do Sul

Para marcar a nova estação, organizações parceiras dos agricultores mostram importantes atividades para a ecologia, como meliponicultura e a compostagem

Feira Ecológica tem atrações para celebrar as colheitas de verão, em Caxias do Sul
Foto: Rosa Ana Bisinella

O verão no Hemisfério Sul começa na próxima semana. A nova estação se inicia a partir de 0h27min (horário de Brasília) do dia 22 de dezembro (sexta-feira) e termina no dia 20 de março de 2024, quando o relógio marcar 0h06min. O período é caracterizado por apresentar dias mais longos do que as noites e clima quente. Na Serra gaúcha, é uma estação que marca as principais colheitas.

Na estação que chega, os agricultores da Feira Ecológica de Caxias do Sul terão bancas com frutas como ameixa, pêssego, melancia, melão, mamão, uva e maçã, além das pequenas frutas vermelhas, como mirtilo, amora, framboesa, morango e acerola.

Nos vegetais, predominam as diversas folhosas, os tubérculos como batata, yacon, inhame, também vagem, tomate, cebola, repolho, cenoura, beterraba, pimentão, além de outros tantos alimentos orgânicos cultivados por agricultores familiares, como grãos, temperos e cogumelos. Há, também, itens artesanais ou elaborados nas agroindústrias, como geleias, chimias, sucos e uma banca com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).

Atrações

Para celebrar a estação, a Feira Ecológica de Caxias do Sul vai antecipar as boas-vindas ao verão. Neste sábado, dia 16 de dezembro, pela manhã, os agricultores ecológicos recebem parceiros para atividades na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino (a feira funciona das 6h30min às 11h30min).

Meliponicultura e compostagem, duas importantes atividades para a ecologia, serão demonstradas aos clientes e visitantes. Também haverá atração cultural com a Dj Gabriela Demore, que estará na praça apresentando uma seleção de música brasileira.

Abelhas sem ferrão

Integrantes da Associação Serrana de Meliponicultura (ASSERMEL) irão apresentar e orientar sobre a importância e as técnicas de manejo para a criação de abelhas sem ferrão. O grupo levará para a praça enxames de abelhas como Jataí e Tubuna, além de caixas de abelhas vazias destinadas à comercialização. Também estarão à venda produtos elaborados pelos criadores, como mel, licores, geleias e própolis.

A associação foi oficializada em abril de 2023. Reúne mais de 30 associados de municípios da região da Serra gaúcha e tem o objetivo de acompanhar e apoiar na orientação da meliponicultura para polinização, na preservação e na multiplicação de enxames de abelhas sem ferrão.

Compostagem

Durante a feira, também haverá demonstração do processo de compostagem e exposição de composteiras domésticas. Às 9 horas, o biólogo Daniel Reolon da empresa Compostaggio, irá ministrar a oficina “Compostagem criativa: transformando seus resíduos em um jardim exuberante”.

Ele explica que a oficina é um evento prático e informativo, com o objetivo de ensinar a transformar os resíduos orgânicos em adubo para o jardim. “Durante a oficina, os participantes aprenderão técnicas de compostagem, como selecionar os resíduos certos e como manter o processo em andamento”, diz Daniel. Quem for até o local poderá entender sobre os benefícios ambientais e econômicos da compostagem e como essa prática pode ajudar a reduzir a quantidade de resíduos que acabam em aterros sanitários.

O biólogo cita alguns tipos de compostagem que serão mostradas no sábado: minhocultura e compostagem aeróbia. “Com enfoque na jardinagem, vamos ensinar como usar o adubo produzido pela compostagem para melhorar a qualidade do solo e, também, como plantar e cuidar de um jardim”, destaca o biólogo.

 

Serviço

Feira Ecológica de Caxias do Sul

Boas-vindas às colheitas de verão

Quando: Sábado | 16 de dezembro de 2023

Horário: das 8 horas às 11 horas

Local: Praça das Feiras | Bairro São Pelegrino

Evento gratuito

A Feira Ecológica atende das 6h30min às 11h30min.

Fonte: Assessoria de Imprensa